Wikiquote:Tema em destaque/2013/Abril

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

16 de abril[editar]

ONTANHA ou monte (do latim montanea, de mons, montis) é um acidente geográfico. Ela se destaca por apresentar altitudes superiores às das regiões vizinhas.


Citações sobre o tema[editar]

  • "Cada vez que vejo uma montanha espero que se transforme em um vulcão".
- Quando guardo una montagna aspetto sempre che si converta in vulcano.
- Corto viaggio sentimentale e altri racconti inediti di Italo Svevo [pseud.]: e altri racconti inediti di Italo Svevo‎ - Página 398, de Italo Svevo, Ettore] [Schmitz - Publicado por Mondadori, 1957 - 470 páginas
  • "Velho. É o que sou. Quero tudo e nada quero. Posso? Permites-me tal ousadia? Subir a mais alta montanha, conhecer o algures e o nenhures; tocar o fundo de todos os mares e deitar-me com as estrelas e correr como o vento."
- Ernest Hemingway in: O Velho e o Mar
  • "A comunidade não tem suborno capaz de tentar um homem sensato. É possível levantar dinheiro suficiente para perfurar um túnel numa montanha, mas não é possível levantar dinheiro suficiente para contratar um homem que se ocupe com a sua própria vida. Um homem eficiente e valoroso faz o que pode, quer a comunidade lhe pague ou não. Os ineficientes oferecem a sua ineficiência a quem pagar mais, e sempre anseiam por uma colocação. Seria de se supor que eles raramente ficassem desapontados."
- Henry Thoreau in: "A Vida Sem Princípios"
  • A ondulação deste número infinito de montanhas, cujos cumes nevados os fazem parecer como que cobertas por espuma, trouxe a minha lembrança a superfície de um oceano sendo espancado por uma tempestade. Se olhei para o oeste, o oceano exibia-se diante de mim em toda a sua majestosa grandeza, uma continuação de certo modo, um destes lanosos topos. Onde a terra terminava e o mar começava era impossível para o olho distinguir.
- Júlio Verne in: A Viagem ao Centro da Terra (1864)