Utilizador:Celso Ferenczi

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Torre de Babel
pt Este usuário fala o português como seu idioma natural.

Colaborações em artigos na Wikiquote lusófona (português)[editar]

Inclusão de citações, revisão e/ou ampliação[editar]

Primeira edição: 15 de fevereiro de 2014.

Criação de artigos[editar]

Primeira edição: 16 de fevereiro de 2014.

Boas Vindas![editar]

Bem-vindos editores e leitores da Wikipédia!

O que significa "sem fontes"?
  • O ônus da prova reside nos editores que introduziram determinada informação num artigo ou naqueles que desejem que a informação seja mantida. Os editores devem portanto providenciar as referências. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, fiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação. WP:V
  • Sem fontes fiáveis, sem verificabilidade, sem artigo... Fontes fiáveis são um requisito para um artigo, e não um objetivo. Então, elimine o artigo agora e espere por alguém para escrever um artigo credível, com fontes e verificável... Devem ser removidos, agressivamente, a menos que possam ser verificados. WP:SFFSVSA

Mau exemplo[editar]

Artigos ruins e sem fontes fiáveis são péssimos exemplos. Alunos que usam a Wikipédia como fonte de pesquisa não conseguem entender a severidade dos seus professores em sala de aula, que desaconselham seu uso. Somente o interesse pode explicar a inserção e a manutenção de artigos ruins. Somente o interesse pode explicar a alteração para pior de artigos bons.

Sorte[editar]

Ao criar, ou editar, um artigo na Wikipédia é necessário que se tenha sorte suficiente para:

  • não se deparar com um editor que sabe tudo de tudo e
  • não se deparar com um editor mal educado.

Até o presente, este usuário não sabe dizer qual dos dois casos é o pior. Mas a pior situação é a de um sabe tudo mal educado!

Vergonha[editar]

Nesta Wikipédia lusófona (com maioria de editores brasileiros) temos somente 820.221 artigos em 15.02.14, porque ficamos perdendo tempo lutando contra vândalos e contra os que querem retirar dela informação com fontes fiáveis, por ignorância ou por interesse. Somos somente a 14ª maior Wikipédia do planeta (https://meta.wikimedia.org/wiki/List_of_Wikipedias), apesar do Brasil ser a 7ª maior economia e ter a 5ª maior população do planeta, além desta Wikipédia lusófona contar com a participação das populações de Portugal, Angola, Moçambique etc.

Para nossa vergonha, há vários países ou grupos de países menos ricos e com menor população com mais artigos que a nossa Wikipédia. A maioria destes outros povos se unem para trazer, cada vez mais, informação de qualidade para a Wikipédia!

  • Vamos nos unir e não nos dividir! Vamos usar nosso tempo para construir e não para destruir!

Referências

De que lado você está?
Esta é uma página de usuário do Wikiquote.

Se você encontrar esta página em qualquer outro sítio que não o Wikiquote, você estará visitando uma cópia. Note que a página pode estar desatualizada e que o usuário a quem pertence esta página pode não ter nenhuma ligação pessoal com qualquer outro sítio que não o próprio Wikiquote. A página original se encontra em http://en.wikiquote.org/wiki/Utilizador:Celso_Ferenczi.

Wikimedia Foundation
Wikimedia Foundation