Teatro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Obra The Loge de Mary Cassatt

Teatro é uma arte em que um ator ou conjunto de atores interpreta uma história ou atividades que têm como objetivo representar (tornar a apresentar) uma situação e despertar sentimentos na audiência. Teatro significa lugar onde se vê e se ouve.


  • "Fiquemos, pois, entendidos: ainda quando apefeiçoem o que faz o homem do canto da rua, vocês ainda estão fazendo menos do que ele, se ao teatro de vocês derem menos sentido, com motivos menores participando menos da vida do público e com menos serventia."
- Bertold Brecht
  • “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”
- Bertold Brecht
  • “Quantas jovens mulheres, exiladas pela moda em suas terras a dez léguas de Paris, terão suspirado esta noite pensando que acontecia na Ópera a primeira representação de A Dama do Lago, uma das obras-primas de Rossini, e que elas não estavam lá. Apresso-me em acalmar seus pesares. Nada no mundo pode ser mais entediante que A Dama do Lago, tal como foi apresentada esta noite ao público de Paris. O que há de curioso é que ele não vaiou; polido demais para isso; até aplaudiu algumas vezes.”
- Stendhal
  • "Não sou um autor de farsas, mas um autor de tragédias. E a vida não é uma farsa, é uma tragédia. O aspecto trágico da vida está precisamente nessa lei a que o homem é forçado a obedecer, a lei que o obriga a ser um. Cada qual pode ser um, nenhum, cem mil, mas a escolha é um imperativo necessário."
- Luigi Pirandello
- Antunes Filho, diretor de teatro; Fonte: Revista IstoÉ Edição 1599
  • “Não sou museu para seguir o texto ao pé da letra”
- Antunes Filho, diretor teatral, sobre a adaptação que fez da tragédia grega Medéia, de Eurípedes; Fonte: Revista IstoÉ Edição 1661
- Paulo Autran, ator brasileiro, citado em "Almanaque da TV" - página 69, Rixa, Rogério Sacchi - Objetiva, 2000 - 284 páginas


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Teatro.