Sociedade civil

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Sociedade Civil se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).



  • "A Sociedade Civil é um conjunto de instituições e associações que são suficientemente fortes para evitar a tirania, mas que no entanto são permeáveis para a livre entrada e saída pelos indivíduos, em vez de impostas pela nascença ou mantidas por algum ritual assombroso. Você pode entrar para o partido socialista sem nunca ter massacrado uma ovelha..."
- Ernest Gellner, Condições da Liberdade, 1995
  • Não lhes bastará, é certo, para enfrentar o vórtice de nossa época, o agasalho da toga e a força das tábuas da lei. Quer se tenha do Direito uma visão positivista, como conjunto de regras editadas pela sociedade civil, com apoio ou não em uma ordem anterior, moral social e política; quer se entenda, como Heráclito, existir um Deus capaz de punir o sol, se este infringir sua rota, ou, em linguagem moderna, "se a lei não expressa o justo não merece este nome" - é no âmago do coração dos homens e de cada homem, pelo amor, que se irá buscar a salvação."
- Pereira Leite; discurso como paraninfo da primeira turma de bacharéis em Direito pela Unisinos, em dezembro de 1971, citado por Maria Aparecida A. Moretto na Conferência "João Antônio Guilhembernard Pereira Leite e o Direito do Trabalho" [1]
- Nildo Viana; "Estado, Democracia e Cidadania" (Rio de Janeiro: Achiamé, 2003)
  • "Não recomendo qualquer acção legislativa contra a Hermenêutica. Sou uma pessoa liberal oposta a toda a limitação desnecessária de liberdades individuais pelo estado. A hermenêutica entre adultos e vacinados não deve, na minha opinião, ser objecto de restrições estatutórias. Eu sei sei bem o que isso acarretaria. Tasquinhas hermenêuticas iriam surgir por toda a parte, grossas descrições contrabandeadas iriam ser trazidas de camião desde o Canadá pela Máfia; sangue e significado espesso iriam coagular pelas sarjetas à medida que gangs rivais de contrabandistas simiotas o farão jorrar numa série de tiroteios e emboscadas sangrentas. Viciados seriam sujeitos a chantagem. O consumo de significados profundos e as suas consequências psíquicas resultantes não iriam diminuir de forma alguma, mas o mundo do crime iria beneficiar, e toda a sociedade civil iria ser posta sobre forte tensão. Nunca!"
- Ernest Gellner; Anthropology and Politics, 1995
  • “A presença sólida e permanente do Estado é exatamente a condição necessária para a institucionalização de parcerias com a sociedade civil no setor público.”
- Aécio Neves em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, no caderno de “Opinião”, com o título: “Segurança, um novo paradigma”, em 28/06/2009.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Sociedade civil.