Regina Blois Duarte(nasceu dia 5 de fevereiro de 1947, em Franca, São Paulo, Brasil); é uma atriz brasileira, mãe da também atriz Gabriela Duarte. Causou polêmica quando fez campanha política contra o Partido dos Trabalhadores, o PT, nas eleições de 2002.
Em janeiro de 2020 foi convidada a assumir a secretaria de cultura do governo federal, depois da demissão de Roberto Alvim. Porém em maio desse mesmo ano anunciou sua saída do cargo.
"Isso (a eleição de Lula) dá medo na gente. Medo da inflação desenfreada de 80% ao mês."
- no programa eleitoral do tucano José Serra, temendo um descontrole da inflação num eventual governo Lula
"Nunca me arrependi do que disse. O PT foi muito agressivo, dono da verdade. Hoje, estou profundamente triste, porque amo o meu país. As pessoas devem pensar melhor no voto com esta nova chance".
- lembrando que fez campanha contra Lula na eleição de 2002, quando declarou que tinha medo do PT
- Fonte: Revista IstoÉ Gente!, edição 346
"Hoje a concorrência é maior, 80 em 100 moças do Brasil querem ser atrizes."
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 250 (24/05/2004)
"Já me chamaram várias vezes para posar nua, mas nunca me senti à vontade. O meu lado caipira não gosta da exposição da nudez, mas foi bom para o ego."
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 281, 27/12/2004
"Eu apoio a Regina, fui na (sic) ABI, fiz uma declaração de apoio, modesta mas fiz, mandei ao Serra... por que enfim, o Serra é a verdadeira esquerda, aquela esquerda que não é viúva do muro de Berlim. É aquela esquerda progressista que sabe que existe mercado, que existe internet (...) O Lula é uma invenção da USP, da UNICAMP e das comunidades eclesiásticas de base com o aval do falecido Golbery de Couto e Silva (..)".