Saltar para o conteúdo

Quintino Bocaiúva

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Quintino Bocaiúva
Quintino Bocaiúva
Nascimento 4 de dezembro de 1836
Itaguaí
Morte 11 de junho de 1912
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação jornalista, escritor, diplomata, político

Quintino Bocaiúva, pseudônimo de Quintino Antônio Ferreira de Sousa (nasceu em Itaguaí (RJ) em 4 de dezembro de 1836 - faleceu no Rio de Janeiro a 11 de junho de 1912), político e jornalista brasileiro foi um dos articuladores mais importantes da Proclamação da República.


  • "O regime da federação baseado, portanto, na independência recíproca das províncias, elevando-se à categoria de Estados próprios, é aquele que adotamos no nosso programa, como sendo o único capaz de manter a comunhão da família brasileira".
- Do Manifesto Republicano, jornal A República, número 1, de 3 de novembro de 1970. Extraído da Revista História, n. 84, São Paulo.
- Quintino Bocaiuva, em discurso no Senado Federal sobre o Senador Pinheiro Machado; citado em "Quintino Bocayuva, o patriarca da República‎" - Página 177, Cyro Silva - Editôra Edaglit, 1962 - 256 páginas
  • "Eu só voltaria ao Senado para pedir perdão a Deus do que eu fiz para que viesse essa República; e admiro que o povo ainda não tenha cortado a cabeça de quantos cometemos tão funesto erro"
- Frase citada por João Alfredo Correia de Oliveira numa carta à Princesa Isabel, disponível na Revista do IHGB, n. 260, Página 352.
  • "Penso ter sido intimamente cristão e suponho que o cristianismo, na sua pureza de origem, é ainda um ideal afastado da humanidade nos tempos que correm."
- Frase dita por ele no seu testamento; como citado in: Revista da Academia Brasileira de Letras - Volumes 51-52 - Página 233, Academia Brasileira de Letras - 1936