Paulo Leão (cineasta)
Aspeto
Paulo Leão | |
---|---|
Nascimento | 14 de abril de 1962 (62 anos) Rio de Janeiro |
Cidadania | Brasil |
Ocupação | ator, realizador de cinema, escritor, guitarrista solo, produtor, músico, fotógrafo, criador |
Página oficial | |
https://pauloleaoartista.wordpress.com/ | |
Paulo Leão (cineasta) é um cineasta e artista brasileiro.
Verificadas
[editar]- " Escuto uma voz familiar vinda de fora e perguntando alto: 'Cadê o barbudinho? Cadê o barbudinho?'. Olho para a porta e vejo entrar sorridente a fantástica atriz Débora Bloch que veio especialmente ao camarim elogiar minha atuação como Peter Quince na cena de Sonhos de Uma Noite de Verão (de Shakespeare) que acontecia dentro do espetáculo A Mui Lamentável Comédia e Mui Cruel Travessia do Mar Amarelo. Ganhei o dia!" Teatro Glaucio Gill - Rio de Janeiro - 1984.
- - Paulo Leão em 'O Pior e o Melhor' - Auto Biografia - 2024
- - A Mui Lamentável Comédia e Mui Cruel Travessia do Mar Amarelo (https://cbtij.org.br/1984-mui-lamentavel-comedia-e-mui-cruel-travessia-mar-amarelo/)
- " A única solução que eu vejo aqui, moral, ética, decente, é modificar esse edital. Tem que modificar! Não podem contratar uma pessoa que entenda de edital ou que entenda de cultura?
- - Câmara dos Vereadores de Caxambu-MG, transmitido ao vivo pela Tv da Câmara (https://www.youtube.com/live/v4qHTPUxP8I?si=4iIdU9oxmnalaCzL) em 04/12/2023, à partir do ponto 2:40:50
- - Paulo Leão questiona as distorções do edital feito em Caxambu sobre a Lei Paulo Gustavo
- "... quem é que vai se encaixar nesse edital de cinquenta mil? É pessoa jurídica, com conhecimento científico, usando uma ideia que eu dei no passado, com um tal de um equipamento profissional que continua pra mim sendo um mistério."
- - Câmara dos Vereadores de Caxambu-MG, transmitido ao vivo pela Tv da Câmara (https://www.youtube.com/live/v4qHTPUxP8I?si=4iIdU9oxmnalaCzL) em 04/12/2023, à partir do ponto 2:40:50
- - Paulo Leão questiona as distorções do edital feito em Caxambu sobre a Lei Paulo Gustavo
- "Eu acho que o ponto-chave do meu clipe foi não ter colocado uma mulher como sendo a 'extranha'. Se um cantor diz 'você é tão estranha assim nesse jeito de ser...' por que que a estranha tem que ser uma mulher? Tanta coisa pode ser estranha... O fato de eu ter só criado um 'clima' com as imagens do clipe abre a possibilidade de o espectador imaginar qualquer coisa estranha (e não uma mulher)."
- "Outro ponto que eu acho importante foi o de eu ter desenvolvido a história como se tudo se passasse dentro do 'violão do Macalé'."
- - Fizemos três perguntas aos finalistas da categoria de melhor videoclipe de artista convidado! Paulo Leão, criador do videoclipe "Extranha" para Jards Macalé, Festival de Clipes e Bandas, Notícias - Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 01:56 h (https://web.archive.org/web/20220518022308/https://www.bigmusicfestival.co/news/84)
- - Pergunta do Clipes e Bandas: O quê você acha que foi o diferencial para estar entre os finalistas do Festival?
- "Paulo Leão 'A Hora' é aquele momento em que a mulher sofre humilhações no relacionamento, toma atitude e sai de casa...".
- - A Hora, Concorrentes ao Prêmio Avon, 'Em Briga de Marido e Mulher se Mete a Colher',
- - 1MinutoAD, em 09/07/2013 (http://www.minutoad.com.br/videos/21757_locale_pt-BR/)
- "Ampliando o espaço para as cidades, Paulo Leão coloca em pauta, através da pergunta que dá título a 'Por Que Você Veio Morar Aqui?', outra questão de foro absolutamente íntimo... cujas respostas serão sempre incomuns, pois pessoais e intransferíveis".
- - Longas e Médias Contemporâneos, Eduardo Valente - cineasta e crítico de cinema, catálogo Mostra CineBH2009, outubro de 2009 (https://archive.org/details/bca95fb1-8bf4-4074-a133-b6a343a314701)
- "O meu projeto atual é um documentário que estou dirigindo ... sobre comportamento. O título é 'Por Que Você Veio Morar Aqui', que é uma pergunta que eu já me fiz várias vezes e que também já me fizeram quando eu me mudei do Rio para cá. E essa pergunta me inspirou a fazer o filme, que basicamente é composto por entrevistas com pessoas que saíram de suas cidades ou Estados de origem para irem morar em um novo lugar."
- - Paulo Leão fala do seu novo projeto, Jornal Tribuna, Ano X, nº 121, 15 a 25 de setembro de 2006
- - Pergunta do Tribuna: Paulo, você que está morando há 8 anos em Caxambu e durante a sua vida profissional trabalhou com os maiores nomes do Teatro, Cinema e TV. Qual o seu novo projeto?
- "Entro no camarim e sou recebido pelo maior ator brasileiro de todos os tempos. Vamos nos preparar para uma cena do filme 'O Enfermeiro'. Enquanto nos arrumamos e conversamos, eu vejo desfilar à minha frente a própria história do teatro brasileiro. Já em cena, ele se transforma: a voz, o corpo, tudo é impressionante. A equipe toda literalmente pára pra assistir aquela aula de interpretação. Uma das cenas, em que ele me expulsa da biblioteca, teve que ser repetida várias vezes, para preocupação de todos pois corria um comentário que ele não gostava de repetir cenas. Mas quando eu e ele voltávamos para a biblioteca (longe da equipe) ele ria, se divertindo com tudo aquilo. Nesse momento reparo que ele tem um olho de cada cor."
- - Paulo Autran - o Mestre, Jornal Tribuna, Paulo Leão - Ator, Ano IV, nº 37, Março de 2000
- - Na foto da matéria a descrição: Paulo Leão e Paulo Autran durante as filmagens de 'O Enfermeiro' - Paraibuna-MG - 1998
- "...passar sua mensagem através do teatro é uma ponte entre o antigo e o contemporâneo."
- - Um Dia A Água Vai, Tribuna, Ano IV, Junho de 2000
- - Paulo Leão falando sobre a mensagem ecológica da peça 'Um Dia A Água Vai' em turnée pelo Sul de Minas Gerais.
- "O grupo... está apresentando a peça 'A Incrível História do Nobre Cavaleiro Errante e da Pobre Moça Caída' em várias cidades do Sul de Minas. Com dezenas de trabalhos em teatro, cinema e TV, Paulo Leão é destaque nesta montagem. A peça tem uma larga história de apresentações no Rio e agora faz turnée pelo Sul de Minas"
- - Grupo de Teatro apresenta peça com sucesso de público e crítica, Jornal Tribuna, Ano III, nº 34, Dezembro de 1999
- "Este é um dos espetáculos mais produzidos da temporada à domicílio. Tem figurinos de época, objetos de cena e até uma coxia improvisada. O texto de Paulo Leão (também diretor) conta a história de um jovem artista que sai de sua pequena aldeia... "É baseada na 'commédia dell'arte', com máscaras e pantomima, explica Paulo."
- - A cultura bate à sua porta. Espetáculos no 'lar, doce, lar'. 'A incrível história do nobre cavaleiro errante e da pobre moça caída', Jornal do Brasil, Revista Programa, Ano 9, nº 941, 20 de maio de 1994.
- "Já a defasagem entre o número de espetáculos e de teatros é o motivo apontado por Paulo Leão para o crescimento de ofertas de Teatro a Domicílio. Paulo oferece um espetáculo de Commédia Dell'Arte: 'A Incrível História do Nobre Cavaleiro Errante e da Pobre Moça Caída', e acha que esta é sem dúvida uma nova possibilidade, embora esteja engajado num projeto da Prefeitura do Rio, com diversas apresentações marcadas."
- - Um fenômeno chamado Teatro a Domicílio, Anja Bittencourt, Papo Teatral, Março/94
- - Na descrição da foto da matéria: 'Paulo Leão em A Incrível História do Nobre Cavaleiro Errante e da Pobre Moça Caída'.
- "Quando Caem Os Relógios', de Paulo Leão ... pretende brincar com os nossos próprios regulamentos, criados por nós mesmos, e que a todo momento submetemos às crianças, sem nem mesmo explicar-lhes, muitas vezes, o por que de ter de fazer, obrigatoriamente, certa coisa num certo horário. Uma peça para adultos e crianças, encenada com muito humor.
- - Três Estréias, Rosa Maria Corrêa, Jornal do Brasil, caderno B, sábado 09/01/88.
- "Os atores estão muito à vontade no figurino traçado: os desempenhos fluem com tal naturalidade que provocam uma identificação imediata por parte das crianças maiores. Paulo Leão, João Elias e Marcelo Altomar, em Um dois três e ...já, de Cora Ronai"
- - Pulando para o palco, crítica de Elyana Yunes, Jornal do Brasil, caderno B, sábado 10/05/86.
- "Esse 'teatro dos sentidos' é o primeiro fruto das pesquisas que venho desenvolvendo em termos de linguagem"
- - 'Os Micronésios', em 'Os Filhos de Vega', O Globo, Ipanema, Segunda-feira, 6/5/85
- - Entrevista de Paulo Leão em matéria do jornal O Globo sobre a estreia da sua peça 'Os Filhos de Vega' e o 'Teatro dos Sentidos', no Teatro Cândido Mendes - RJ.
- "Sapomorfose ou O Príncipe Que Coava, Musical Humorístico em 1 Ato. Ficha Técnica, Elenco: ... Paulo Leão...
- - 'Sapomorfose ou O Príncipe Que Coaxava', Cora Rónai, Editora Salamandra, 2ª edição, pág. 66
- "Nesta obra de Tomie Ohtake há uma comunicação dualista, em que coexistem a relação do homem com seu meio e do homem com a arte"
- - Um Polvo? Uma casca de banana? A estrela de Tomie Otake está causando muita polêmica principalmente entre moradores da Lagoa e artistas plásticos, Tribuna da Cidade, Rio de Janeiro, abril de 1985. O ator e artista plástico Paulo Leão, de 22 anos, assinala que...