Opressão

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monumento em homenagem às vítimas da opressão política na URSS, em frente ao antigo quartel-general da KGB, em Moscou.

Opressão é um sofrimento infligido pela arbitrariedade, violência ou abuso de poder aplicado um indivíduo, uma empresa ou um grupo de pessoas.


  • "Não se revolta um povo inteiro senão quando a opressão é geral."
- John Locke citado em "Dicionário de pensamentos: máximas, aforismos, paradoxos, provérbios, etc ..." - Página 370, ‎de Folco Masucci - Publicado por Ed. Leia, 1968 - 685 páginas
  • "Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça."
- Martin Luther King Junior; Discurso realizado em 28 de agosto de 1963, em Washington, EUA, no Lincoln Memorial - "I have a dream"
  • "Se o excesso do castigo não seria a aniquilação do delito e não teria como resultado inverter as situações, substituindo a culpa do deliquente pela culpa da opressão, fazendo do criminoso vítima e do devedor credor, e pondo definitivamente o direito do lado do daquele mesmo que o violara"
- Victor Hugo; "Os Miseráveis" - O interior da Angústia. (uma indagação de Jean Valjean)
  • "Esta catástrofe, que provocou a morte de milhões de pessoas, tem a triste particularidade de não ter sido um fenómeno natural, mas antes a expressão diabólica de um homem, que abusando do seu poder, concebeu um instrumento de opressão com o objectivo de destruir o espírito independentista do povo ucraniano."
- Federico Ramón Puerta, senador da Argentina, 9 de Novembro de 2005; sobre Holodomor.
  • "Pela teoria de nossas maiorias o Governo determina, mas este direito não é um arbitrário nem ilimitado. É um direito ser exercitado em subordinação à Constituição e em conformidade a ela. Um grande objetivo da Constituição era conter a opressão das minorias ou das maiorias usurpando apenas os seus direitos. As minorias têm um direito de apelar à Constituição como um escudo contra tal opressão."
- By the theory of our Government majorities rule, but this right is not an arbitrary or unlimited one. It is a right to be exercised in subordination to the Constitution and in conformity to it. One great object of the Constitution was to restrain majorities from oppressing minorities or encroaching upon their just rights. Minorities have a right to appeal to the Constitution as a shield against such oppression.
- James Knox Polk; Discurso de posse (4 de março de 1845)
  • "A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem."
- Karl Marx citado em "Crítica social‎" - Página 85, de Brazil ADIA (Rio de Janeiro - 2003
  • "A natureza da opressão das mulheres é única: as mulheres são oprimidas enquanto mulheres, sem considerações de classe ou raça; algumas mulheres têm acesso à riqueza significativa, mas essa riqueza não significa poder; mulheres podem ser encontradas em todo lugar, mas não possuem ou controlam nenhum território apreciável; mulheres vivem com aqueles que as oprimem, dormem com eles, têm seus filhos — nós estamos entrelaçadas, desesperadamente parece, nas entranhas do mecanismo e do modo de vida que é danoso para nós."
- Andrea Dworkin, "Woman Hating", cap. 9, p. 23, E.P. Dutton, Nova Iorque (1974)
  • "A derrubada da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
- To overthrow oppression has been sanctioned by humanity and is the highest aspiration of every free man.
- No Easy Walk to Freedom: Articles, Speeches, and Trial Addresses of Nelson Mandela‎ - Página 30, de Nelson Mandela, Ruth First - Publicado por Heinemann, 1989, ISBN 0435907824, 9780435907822 - 189 páginas
- I am a man of peace. God knows how I love peace. But I hope I shall never be such a coward as to mistake oppression for peace.
- "Kossuth in New England: A Full Account of the Hungarian Governor's Visit to Massachusetts" - página 46, Lajos Kossuth, Editora BiblioLife, 1852, ISBN 1146734654, 9781146734653, 366 páginas
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Opressão.


Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: opressão