Melancolia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Melancholia por Albrecht Dürer.

Melancolia (do grego μέλας "negro" e χολή "bilis") é um estado psíquico de depressão sem causa específica. Se caracteriza pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral.


  • "A melancolia é a felicidade de estar triste."
- Victor Hugo
  • "Afeto, igual à melancolia, aumenta insignificâncias; o primeiro vê corpos celestiais por um telescópio; o segundo vê monstros por um microscópio."
- Affection, like melancholy, magnifies trifles; but the magnifying of the one is like looking through a telescope at heavenly objects; that of the other, like enlarging monsters with a microscope.
- Leigh Hunt; The Correspondence of Leigh Hunt‎ - vol. 1, Página 31, de Thornton Leigh Hunt, Smith, Elder, and Co.. - publicado por Smith, Elder and Co., 1862
  • "Em Bernardim a melancolia mergulha no mais cruciante desespero, raiando pelo desvario de um fatalismo herético, muito diferente da anarquia heróica do lirismo camoneano".
- Jorge de Sena; sobre Bernardim Ribeiro
  • "No mesmo templo do deleite / A velada Melancolia tem o seu santuário".
- John Keats; Fonte: "Ode on Melancholy"
  • "A minha alegria é a melancolia
- Michelangelo Buonarroti; Fonte: "Rime"
  • "mas faça com que sua ciência seja humana de tal modo que possa ter uma relação direta com a ação e a sociedade. Eu(natureza) proibo o pensamento abstruso e as pesquisas profundas; irei puni-los severamente pela melancolia que eles introduzem, pela incerteza sem fim que o envolvem e pela fria recepção que seus falsos descobrimentos encontrarão quando comunicados."
- David Hume
  • É noite. A Lua, ardente e terna, / Verte na solidão sombria / A sua imensa, a sua eterna / Melancolia... / Dormem as sombras na alameda / Ao longo do ermo Piabanha. / E dele um ruído vem de seda / Que se amarfanha...
- Manuel Bandeira
  • "Há, em certas cidades de província, casas cuja vista inspira uma melancolia igual à que provocam os claustros mais sombrios, as charnecas mais desoladas ou as ruínas mais tristes."
- Honoré de Balzac
  • "Na vida pura e monótona das moças, chega uma hora deliciosa em que o sol lhes derrama os seus raios na alma, em que a flor lhes exprime os pensamentos, em que as palpitações do coração comunicam ao cérebro seu calor fecundo e dissolvem idéias num desejo vago; hora de inocente melancolia e suaves alegrias!"
- Honoré de Balzac
  • "Aí vinham a cobiça que devora, a cólera que inflama, a inveja que baba, e a enxada e a pena, úmidas de suor, e a ambição, a fome, a vaidade, a melancolia, a riqueza, o amor, e todos agitavam o homem, como um chocalho, até destruí-lo, como um farrapo. Eram as formas várias de um mal, que ora mordia a víscera, ora mordia o pensamento, e passeava eternamente as suas vestes de arlequim, em derredor da espécie humana. A dor cedia alguma vez, mas cedia à indiferença, que era um sono sem sonhos, ou ao prazer, que era uma dor bastarda. Então o homem, flagelada e rebelde, corria diante da fatalidade das coisas, atrás de uma figura nebulosa e esquiva, feita de retalhos, um retalho de impalpável, outro de improvável, outro de invisível, cosidos todos a ponto precário, com a agulha da imaginação; e essa figura, - nada menos que a quimera da felicidade, - ou lhe fugia perpetuamente, ou deixava-se apanhar pela fralda, e o homem a cingia ao peito, e então ela ria, como um escárnio, e sumia-se, como uma ilusão".
- Machado de Assis
  • "soube tocar o coração do seu amigo até atingir as cordas mais profundas e suscitar nele a primeira sensação, ainda indefinida, daquela melancolia eterna e sagrada que uma alma escolhida, uma vez tendo-a experimentado e conhecido, nunca mais trocaria por uma satisfação barata"
- Fiódor Dostoiévski
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Melancolia.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: melancolia