John le Carré

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
John le Carré
John le Carré
John le Carré
John le Carré em outros projetos:

John le Carré (Poole, 19 de outubro de 1931 - 12 de dezembro de 2020), pseudónimo de David John Moore Cornwell, é um escritor britânico.


Obras[editar]

A Vingança de Smiley[editar]

  • "Dois acontecimentos aparentemente sem qualquer relação entre si fizeram com que George Smiley fosse chamado a deixar a sua duvidosa condição de aposentado."
  • “Com amarga experiência, aprendera também as outras lições dos interrogatórios. Uma parte de sua pessoa passava-as em revista naquele momento e, embora elas pertencessem, em termos de história, a uma geração anterior, pareciam-lhe agora tão vividas e valiosas quanto outrora: nunca responder malcriadamente às observações malcriadas; nunca se sentir provocada, nunca se mostrar irônica, superior ou intelectual, nunca se deixar levar pela fúria, pelo desespero, ou por uma esperança súbita, suscitada por alguma pergunta ocasional. E no fundo, bem no fundo, preservar os dois segredos que tornavam todas aquelas humilhações suportáveis: o ódio que sentia por eles e a esperança de que, um dia, após incontáveis gotas de água sobre a pedra, ela conseguisse desgastá-los e, por um milagre causados pelos seus próprios processos grosseiros, obtivesse a liberdade que eles lhes negavam.”
  • “Era hábito de Villem, disse ele, antes de voltar para casa, às sextas-feiras, dormir algumas horas no depósito, depois fazer a barba e tomar uma xícara de chá com os colegas, de modo a chegar a casa repousado, em vez de nervoso e de mau humor. Aprendera isso com os colegas mais velhos, explicou: nunca correr para casa, você só vai se arrepender.”