João Cabral de Melo Neto

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto em outros projetos:

João Cabral de Melo Neto (Recife, 9 de janeiro de 1920Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1999) foi um poeta e diplomata brasileiro.


Obras[editar]

Morte e Vida Severina[editar]

  • (Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta), José Olympio Editora, 1966, 6.a edição, Rio de Janeiro, ISBN 85-03-OO114-4
  • "O meu nome é Severino, não tenho outro de pia, Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar, Severino de Maria"(...)

-(página 70)

  • "Esta cova em que estás, com palmos medida, é a conta menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe deste latifúndio"(...)

-(página 87).

Antologia Poética[editar]

Poemas e trechos de poemas[editar]

  • "O RIO
ou relação da viagem
que faz o Capibaribe
de sua nascente
à cidade do Recife
  • Não há guarda-chuva
contra o poema
subindo de regiões onde tudo é surpresa
como uma flor mesmo num canteiro.

-A Carlos Drummond de Andrade

O Cão Sem Plumas[editar]

  • "A cidade é passada pelo rio / como uma rua / é passada por um cachorro; / uma fruta / por uma espada."
- Fonte: Zero Hora - ANO 49 - N.° 17.169 - Almanaque Gaúcho/ Por Ricardo Chaves - Postado por Luís Bissigo - Frase do dia: João Cabral de Melo Neto - 9 de outubro de 2012

Citações[editar]

  • "Desde que estou retirando / só a morte vejo ativa, / só a morte deparei / e às vezes até festiva;"
- Fonte: Citações da Cultura Universal - Página 21, Alberto J. G. Villamarín, Editora AGE Ltda, 2002, ISBN 8574970891, 9788574970899
  • "Quem mais influência exerceu sobre mim, teoricamente, foi o arquiteto Le Corbusier. Por muitos anos, ele significou para mim lucidez, claridade, construtivismo. Em resumo: o predomínio da inteligência sobre o instinto".
- Em entrevista à Revista Veja, em junho de 1972
  • "Eu não posso hoje ler nenhuma sequência de 'Morte e Vida Severina' sem que a música me fique soando no ouvido. Hoje, estou resignado a tirar das minhas 'Poesias Completas' o auto de Natal 'Morte e Vida Severina', pois creio que ele pertence mais ao Chico do que a mim".
- Durante debate entre João Cabral de Melo Neto, Chico Buarque, Gilberto Gil, Ronaldo Bastos e Jards Macalé no evento Expoesia, organizado por Affonso Romano Sant'Anna em outubro de 1973, na PUC-RJ. Fonte: SANT'ANNA, Affonso Romano. Um movimento subversivo. Folha de São Paulo, Caderno Ilustrissima, 08/09/2013. Disponível em: http://folha.com/no1337949. Acesso em 16 de setembro de 2013.
  • "A luz, o sol o ar livre envolvem o sonho do engenheiro. O engenheiro sonha coisas claras superficie, tênis, um copo de água. O lápis o esquedro o papel odesenho o projeto o número o engenheiro pensa o mundo justo."
Melo Neto Obra, completa - pesias. Rio de Janeiro Aguilar 1999 .páginas. 69-70;