Saltar para o conteúdo

Heitor Villa-Lobos

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Heitor Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos
Nascimento Heitor Villa-Lobos
5 de março de 1887
Rio de Janeiro
Morte 17 de novembro de 1959 (72 anos)
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação compositor, coreógrafo(a), maestro, musicólogo, professor do ensino secundário, guitarrista clássico, pianista, guitarrista

Heitor Villa-Lobos (?) é um músico brasileiro.


Verificadas

[editar]
  • " Havia no Rio de Janeiro, no fim do século passado (minha nota: o autor se refere ao século XIX), um gênero musical muito curioso: o chôro. A juventude boêmia costumava formar na época, pequenos grupos instrumentais que alegravam os bailes de família e animavam festa de São Silvestre, de Santo Antônio, de São João, de São Pedro e Santa Ana. Os chorões (músicos dos chôros) participavam também de aniversários, batismos, casamentos e, durante o Carnaval, percorriam os quarteirões residenciais e o centro da cidade, suscitando aplausos frenéticos da multidão que os acompanhava como uma procissão e que pedia "bis" a cada trecho. Villa Lobos era chorão ".
Fonte: Vasco Mariz : Hector Villa Lobos, páginas-25-26, Éditions Seghers, 1967, Paris).

Estadia em Paris

[editar]
  • "Foram os seus amigos Arthur Rubinstein e Vera Jonacopulos que mais encorajaram Villa Lobos a ir a Europa (…) Mesmo inimigos ferrenhos como o crítico Guanabarino sustentaram o projeto. O próprio décano dos compositores brasileiros, Francisco Braga, escreveu : O apoio que damos a Villa Lobos não é um favor pessoal. Mas pensamos que o artista é a melhor das pessoas para aproximar os povos".
Fonte : Vasco Mariz : Hector Villa Lobos, página 55, Éditions Seghers, 1967, Paris.
  • "A música deve a este genial compositor não somente o que deixou de sua obra, mas ainda sua corajosa atitude consistindo em se opor às correntes subversivas da chamada música moderna. Villa Lobos seguiu os preceitos da música verdadeira, a enriquecendo e marcando com a sua forte personalidade.(…) Ele restará uma das grandes personalidades do seu tempo e uma das maiores glorias do país em que nasceu".(Pablo Casals).
Fonte : idem, página 158.

Sobre a obra de Villa Lobos

[editar]
  • " O Senhor Villa Lobos tem um enorme talento musical. De uma surpreendente fecundidade, tem uma bagagem artística considerável, compreendendo obras de valor, entre as quais algumas bastante originais. Não é mais uma promessa, mas uma confirmação. Penso que um dia a pátria ficará orgulhosa de um tal filho." (Francisco Braga, Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 1920).
Fonte : idem, página 56, Éditions Seghers, 1967, Paris.
  • "Villa Lobos visitou Boston várias vezes (…) tendo dirigido a Boston Symphony Orchestra. Era um excelente maestro, possuindo a autoridade e a sensibilidade necessárias ao grande músico que era realmente. O maior momento de minhas relações com ele foi em 1955 e 1956 (…) por ocasião da comemoração do 75° aniversário da orquestra. (…) Seu retorno a Boston para dirigir a 11 Sinfonia foi um momento importante de nossa história e um grande momento de nossas relações pessoais. (Charles Munch).
Fonte : idem, página 157

Citações de Villa Lobos

[editar]
  • "Sim sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo".
-Fonte: 19º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
  • "Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil".
- Citado em "Presença de Villa-Lobos" - Página 65, de Museu Villa-Lobos - Publicado por Museu Villa-Lobos, 1965

Outras citações

[editar]
  • "Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade sem esperar resposta".
- Frase inscrita na lápide de Villa-Lobos, no cemitério de São joão Batista, no Rio de Janeiro.