Eduardo Kobra

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Eduardo Kobra
Eduardo Kobra
Eduardo Kobra
Eduardo Kobra em outros projetos:

Eduardo Kobra (São Paulo, 1 de janeiro de 1975) é um artista brasileiro.



  • "Devido ao formato dessa parede, também tivemos dificuldades. Essa imagem foi criada para ser tridimensional, então quem estiver circulando vai poder perceber de vários ângulos e formar a imagem de Luiz Gonzaga."
- Fonte: G1 Katherine Coutinho. Publicado em 26 de agosto de 2022.
  • "A gente desce e vai até a Rua da Aurora várias vezes durante o dia para ver como está ficando. Várias pessoas têm me marcado nas redes sociais, tanto pelo aniversário da cidade, quanto por Luiz Gonzaga, por si só. Artistas têm vindo aqui, grafiteiros, para conversar com a gente."
- Fonte: G1 Katherine Coutinho. Publicado em 26 de agosto de 2022.
- Pintado na lateral do prédio da Prefeitura, mural retrata Luiz Gonzaga. Obra é o maior imagem pintada em um prédio de toda a América Latina.
  • "Como eu nasci na periferia de São Paulo, filho de família simples e pobre, a minha vida sempre foi na rua. Mas meu primeiro envolvimento com arte de rua foi com pichação, mas não tinha nada de desenho, eu só assinava meu nome. A relação entre rua e desenho veio depois. O que eu gostava era da adrenalina que a rua proporciona, de fugir e correr da polícia. Minha história é autodidata, assim como a maior parte das pessoas da periferia. Com as dificuldades que qualquer menino nesse espaço tem, todos contra, a questão da sobrevivência porque muitas vezes os talentos são reprimidos. Paralelamente com a pintura trabalhei de motoboy, porque precisava me sustentar. Mas nunca parei de desenhar. Desde 1987, quando comecei, nunca mais parei."
- Fonte: EXAME Anne Frank. Publicado em 27 de agosto de 2022.
  • "Nenhum deles é por acaso, essa é a primeira e principal característica. Eu comecei a pintá-los em 2000 com o projeto "muro das memórias", que são como portais para cidades do passado. Ele fala de preservação histórica e de personalidades que lutaram por um mundo diferente. A ideia da cor veio porque eu comecei a retratar fotografias em preto e branco e o colorido encaixou perfeitamente para mostrar esse ressignificado que eu busco dar para minhas obras, uma releitura entre passado e presente. Para pintá-los existe todo um preparo e uma pré-pesquisa tanto de conteúdo, quanto de cor e do espaço em que a imagem vai ser colocada. Se analisarmos, por exemplo, o mural da Anne Frank percebemos essa preocupação: para pintar essa personagem eu fiz uma pesquisa na casa dela, em Amsterdã, acessei toda a sua iconografia e desenvolvi o desenho. O fundo é a reprodução da capa do diário dela e os padrões de letra também foram pesquisados durante essa viagem. Aqui existe conteúdo histórico, que tem a preocupação de trazer para hoje aquilo que aconteceu há anos."
- Fonte: EXAME Anne Frank. Publicado em 27 de agosto de 2022.
- Nascido na periferia de São Paulo, o muralista famoso por seus painéis coloridos já pintou em mais de 30 países e eleva a street arte brasileira.
  • "Quando você viaja para outros países e vê pinturas clássicas de 500 anos atrás que ainda estão ali, penso: por que a arte de rua tem esse aspecto descartável? Por que não cuidar e preservar? Preparar a parede, iluminar, envernizar, dar oportunidade para que as próximas gerações possam contemplar a grandiosidade dos artistas que hoje estão pintando nas ruas do Brasil e do mundo."
- Fonte: “Quanto belo seria se simplesmente nos respeitássemos e respeitássemos nossas diferenças”, questiona Kobra Luan Galani, Gazeta do Povo. Publicado em 27 de agosto de 2022.