Complexidade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
13 The Partitions Manage Design Complexity.jpg
De acordo com o paradigma da complexidade a somatória das partes é maior que o todo. Com esta visão, o indivíduo como um ser complexo pode ser visto em suas múltiplas dimensões. Na imagem, a inter-relação e o entrelaçamento está expressa neste movimento dos universos individuais (circunscritos em círculos) uns com os outros, onde a coloração modifica a cada sobreposição com suas características próprias e concernentes aos universos sobrepostos.

Complexidade, em geral, tende a ser usada para caracterizar algo com muitas partes que formam um arranjo intrincado.


- Expansion means complexity and complexity decay
- The law of longer life‎ - Página 211, de Cyril Northcote Parkinson, Herman Le Compte - Publicado por Troy State University Press, 1980, ISBN 0916624315, 9780916624316 - 253 páginas
  • "Diálogos razoáveis e cuidadosos, que reconheciam a complexidade de outras opiniões, não geravam visualizações. O discurso violento, sim. A ofensa, sim. A simplicidade, sim. Então o que eu dava às pessoas era um discurso violento, ofensivo e simples."
- Hank Green in: Uma coisa absolutamente fantástica, Editora Seguinte, 2018, p. 218
  • “Demasiado controle é tão mortal quanto demasiado pouco controle. Nós necessitamos o controle e nós necessitamos o caos. Nós necessitamos a ordem, e a desordem. Simplicidade, e complexidade. Cuidado, e negligência. Equilíbrio, e pânico. Ciência, e arte.”
- that too much control is just as deadly as too little control. We need control and we need chaos. We need order, and disorder. Simplicity, and complexity. Carefulness, and recklessness. Poise, and panic. Science, and art.
- Larry Wall in: Perl Conference, em 20 de agosto de 1997.
  • "Do meu ponto de vista, o que se passa é que alma e o espírito, em toda a sua dignidade e dimensão humana, são os estados complexos e únicos de um organismo. Talvez a coisa que se torna mais indispensável fazermos, enquanto seres humanos, seja a de recordar a nós próprios e aos outros a complexidade, a fragilidade, a finitude e a singularidade que nos caracterizam."
- António Damásio in: O Erro de Descartes, Editora Companhia das Letras, 2004, ISBN 8571645302, 9788571645301, 336 páginas
  • “A proposição que devemos tentar estabelecer é que qualquer aparato de classificação deve possuir uma estrutura de um grau maior de complexidade do que aquele possuído pelos objetos que ele classifica; e que, portanto, a capacidade de qualquer agente explicativo deve ser limitada a objetos com uma estrutura possuindo um grau de complexidade menor do que o dele. Se isso é correto, significa que qualquer agente explicativo nunca pode explicar objetos de sua própria natureza, ou de seu próprio grau de complexidade, e, portanto, que o cérebro humano nunca pode explicar completamente suas próprias operações.”
- Friedrich Hayek, The Sensory Order, 1952
  • "Cada um de nós é às vezes influenciado por súbitos desejos, impulsos, exigências ou tendências de uma personalidade secundária que parece encontrar-se logo atrás de nossa personalidade exterior. Em outras palavras, parece haver duas personalidades em cada corpo humano, cada qual tentando dominar as faculdades e funções objetivas. Quando a personalidade secundária é diferente em gostos, desejos e modo de viver, em relação à personalidade exterior, seguramente ocorre um conflito, e esse conflito se expressa sob forma de complexidades contrárias ou estranhas, que perturbam o curso regular de nossa vida."
- Harvey Spencer Lewis in: Mansões da Alma
  • "Chegou a hora de tirar das mãos do médico a seringa, como se tirou a pena das dos escritores durante a Reforma. A maioria das doenças que temos hoje em dia podem ser diagnosticas e tratadas por pessoas comuns. Para maioria essa declaração é muito difícil de ser aceita, porque a complexidade do ritual médico lhes ocultou a simplicidade de seus próprios instrumentos básicos..."
- The time has come to take the syringe out of the hand of the doctor, as the pen was taken out of the band of the scribe during the Reformation in Europe. Most curable sickness can now be diagnosed and treated by laymen. People find it so difficult to accept this statement because the complexity of medical ritual has hidden from them the simplicity of its basic procedures.
- Retooling society 111 - página 2-36, Ivan Illich - Centro Intercultural de Documentation, 1973


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Complexidade.
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: complexidade