Harvey Spencer Lewis

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Harvey Spencer Lewis, Primeiro Imperator da AMORC
Harvey Spencer Lewis
Harvey Spencer Lewis em outros projetos:

Harvey Spencer Lewis (* 25 de novembro de 1883 - † 2 de agosto de 1939) foi um famoso Rosacruz, escritor, conferencista, pintor, desenhista, filósofo, ocultista, filantropo, cientista e místico. Fundou nos Estados Unidos a Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis ), sendo seu primeiro Imperator, de 1915 à 1939. Também fora membro do Supremo Conselho Rosacruz do Mundo; membro da Rose-Croix Kabalistique da França; membro da Antiga Ordem Rosacruz, na França; Maçom; Ministro da Legação Estrangeira; Sacerdote Ordenado da Ashrama Essênia, da Índia; membro da Ordem Martinista da França, da Bélgica e da Suíça; membro da Sociedade Alquímica Rose-Croix da França; membro dos Samaritanos Incógnitos da Europa, membro da Fraternidade Bramânica; iniciado dos Ritos Egípcios de Mênfis e Mizraim; Conselheiro Honorário da Corda-Fratres, da Itália; Sri Sobbhita da Grande Loja Branca do Tibete; Delegado Americano do Mosteiro da G.F.B. do Tibete; membro da Universidade de Andhra, da Índia; e Reitor da Universidade Rose-Croix. Como cidadão americano, fora ele condecorado com a Cruz de Honra e nomeado Cavaleiro da Bandeira pela Associação da Bandeira dos Estados Unidos. Na Europa, recebeu muitas condecorações semelhantes, inclusive a Cruz de Ouro dos Cavaleiros Templários de Jerusalém. Foi distinguido com altas honras no Congresso Internacional da Fédération Universelle des Ordres et Sociétés Initiatiques (FUDOSI), realizado em Bruxelas, Bélgica.


  • "O Homem é uma Alma revestida com um corpo e não um corpo animado por uma Alma"
- Mansões da Alma
  • "O homem tem o poder de escolher. O livre-arbítrio é um fator fundamental de sua consciência altamente desenvolvida (evoluída). Mas, conforme a escolha, terá de suportar conseqüências. A responsabilidade é dele. Conforme semear, assim há de colher; conforme se prometa, assim terá de compensar; conforme exija, assim terá de pagar."
- Mansões da Alma
  • "Indiscutivelmente, a destruição do corpo humano ou do embrião em qualquer estágio de sua existência, desde a concepção à maturidade, é um pecado contra o processo da Natureza e, portanto, contra os desígnios de Deus. Mas é um equívoco pensar que qualquer destruição ou lesão possa ter qualquer efeito na alma da criança, pois, mesmo após o nascimento, nenhum acidente ou lesão que sofra o corpo de um ser humano poderá ferir ou danificar a Divina, Imortal Essência e Consciência da alma."
- Mansões da Alma
  • "Se o corpo do recém-nascido respirar pelo menos algumas vezes, ou os órgãos tiverem consciência das funções do corpo por um breve período, ainda que seja por apenas um hora ou duas, a alma terá entrado nesse corpo e iniciado sua vida terrena."
- Mansões da Alma
  • "Cada um de nós é às veze influenciado por súbitos desejos, impulsos, exigências ou tendências de uma personalidade secundária que parece encontrar-se logo atrás de nossa personalidade exterior. Em outras palavras, parece haver duas personalidades em cada corpo humano, cada qual tentando dominar as faculdades e funções objetivas. Quando a personalidade secundária é diferente em gostos, desejos e modo de viver, em relação à pesonalidade exterior, seguramente ocorre um conflito, e esse conflito se expressa sob forma de complexidades contrárias ou estranhas, que perturbam o curso regular de nossa vida."
- Mansões da Alma
  • "É na experiência da Vida que o homem evolui."
- Mansões da Alma
  • "Por todo o Novo Testamento, vemos que Jesus nunca perdeu uma oportunidade de corrigir Seus Discípulos ou repreender qualquer um deles que expressasse incorretamente uma lei universal ou afirmasse um princípio falso."
- Mansões da Alma
  • "Não é necessário encobrir a história da Ordem Rosacruz com um manto de impenetrável mistério, para torná-la atraente à mente inquiridora. Logo se verá que a verdadeira história da Ordem desperta, ou mesmo exige tão profundo respeito por seu nobre nascimento, grande desenvolvimento e maravilhoso aumento de poder, que isto constitui uma atração maior, para a mente inquiridora, do que o fator de mistério"
- Perguntas e Respostas Rosacruzes (Com a História Completa da Ordem Rosacruz - AMORC) ISBN: 08531700035
  • "Mantenho vivo em meu coração um crescente amor pela humanidade. O Homem é a mais gloriosa criação de Deus e, em sua fraqueza, prova por contraste a gradiosidade divina. Com profunda alegria dediquei a melhor parte de minha vida - e todas as recompensas materiais que consegui com o inigualável talendo a mim ofertado pela Mão Divina - a esta Ordem e aos seus princípios em benefício da evolução humana na Terra"
- Aditamento do Testamento
  • "Será a rosa a forma de criação divina para as personalidades-alma? Gosto muito de pensar que sim. Que todos somos belas e perfumadas rosas do Jardim Cósmico"
- O Retorno da Alma
  • "Deus surgirá na consciência humana para elevá-la a sua maior glória e para inspirá-la à eterna adoração de seu Criador."
- Luz-Vida-Amor, O Poder Criador da Mente
  • "Sim, Deus fala e eu O tenho ouvido. Deus espera e espera para poder falar conosco, e se não Lhe dermos uma oportunidade nesta vida, chegará um tempo em que, através de dores, tristezas e lições do passado, nossa alma sentirá, nosso coração saberá, nossa mente ouvirá, e saberemos que Deus finalmente falou, como um Pai a Seu filho."
- Luz-Vida-Amor, Deus Falou!
  • "Conhecer a si mesmo é conhecer a própria linhagem e o próprio poder. É por isto que nós, Rosacruzes, sentimos que os assuntos de nossos estudos merecem todo o tempo e devoção que lhes dispensamos, e que levarão o homem a maior poder e maior glória do que o fariam os estudos e investigações sobre os mistérios astrais."
- Luz-Vida-Amor, É a Vida um Mistério?
  • "Conversemos com Deus do mesmo modo que conversaríamos com o nosso companheiro mais íntimo, com o nosso amigo mais querido. Familiaremo-nos com Deus, e Dele tornemo-nos amigos íntimos e venturosos. Não temamos a Deus porque Ele é todo amor e misericórdia. Deus não quer que O temamos. Não há temor de um Deus que seja verdadeiro; não há ira ou ciúme em Deus porque o Deus único é, acima de tudo, o Deus do amor e da misericórdia. E todos nós temos o privilégio de orar a esse Deus e de ver nossas preces atendidas."
- Luz-Vida-Amor, O Segredo da Oração
  • "Desejamos ser, sempre, seres humanos sensatos, razoáveis, lidando com seres humanos sensatos, razoáveis, de maneira sensata, razoável. Assim, esperamos continuar a servir aos nossos Membros, e a nos apresentar ao mundo, do mesmo modo honesto e sincero como o fizeram Oficiais e diretores passados das atividades Rosacruzes, em todas as partes do mundo."
- Luz-Vida-Amor, Misticismo e Sensatez
  • "O místico encontra felicidade no fato de que pode transmitir felicidade, pelo conhecimento e serviço, a outros. Encontra forças no fato de que pode atrair aquilo que lhe dará fortaleza física, mental e espiritual. Encontra prosperidade crescente nas coisas mundanas, porque aprende a valorizar todas as coisas por um padrão mais elevado."
- Luz-Vida-Amor, A Vida de um Místico
  • "Houve um começo? Que é desenvolvimento psíquico? Como devemos encarar a morte? As respostas podem ser encontradas nesse livro que demonstra que através da compreensão pode-se obter a paz de espírito e a felicidade."
- Alquimia Mental
  • "...Diversos outros livros sacros, que originalmente formavam a coleção de crônicas sagradas da qual os atuais textos da Bíblia foram extraídos, continham fatos e incidentes da vida de Jesus que não constavam dos livros selecionados e por essa razão foram expurgados. Esses textos assim postos de lado, constituem um volume separado e hoje em dia são consultados por um sem-número de autoridades eclesiásticas, devido à luz que lançam sobre muitos outros importantes fatos da vida de Jesus e de Seus Apóstolos."
- A Vida Mística de Jesus

Credo Rosacruz[editar]

  • Artigo I - Sei que há somente um Deus Vivente, Verdadeiro e Infinito, Criador e Mantenedor de todas as coisas visíveis e invisíveis, cuja Essência está difundida em todo Universo e cuja Mente e Consciência constituem a Alma do Homem.
  • Artigo II - Sei que a unidade da Criação de Deus se manifesta em três expressões: No Macrocosmo, como Luz, Vida e Amor; no Microcosmo, como Alma, Personalidade e Corpo; nas ciências materiais e nas artes, como tese, síntese e antítese. Tudo isso está simbolizado pelo triângulo.
  • Artigo III - Sei que a Sabedoria perfeita de Deus, como manifestada pelas Leis da Natureza, justifica nossa fé na Onipotência, Onipresença, Bondade e Amor de Deus de nossa existência.
  • Artigo IV - Sei que quando Deus insufla, no corpo do Homem, o alento de Vida, o Homem se torna uma Alma Vivente, um segmente inseparável da Alma de Deus, residindo num corpo mortal, para vários propósitos, através de sucessivas encarnações humanas. Assim, com relação a tudo que é real e vital, é toda Humanidade uma Fraternidade sob Paternidade de Deus.
  • Artigo V - Sei que somente a carne pode errar e a mente mortal pode pecar; e, para cada erro ou pecado, a carne e a mente mortal devem compensações porque o Homem nasce em perfeição de Alma, porém em ignorância mortal, e somente dessa ignorância o Homem deve ser redimido e salvo.
  • Artigo VI - Sei que a Fraternidade Visível dos Rosacruzes é uma inspiradora escola para a iluminação da mente mortal e alegria da Alma. Sua autoridade repousa na reação agradável da Alma do Homem e da Inspiração e Direção recebidas dos Mestres Vísiveis e Invisíveis.
  • Artigo VII - Sei que os Grande Iniciados da Fraternidade são representantes dos Mestres Invísiveis da Grande Fraternidade Branca e Servos de Deus.

Sobre[editar]

  • "O que mais impressionava em seu comportamento era a maneira de tratar os empregados. O Dr. Lewis foi a pessoa mais gentil que já conheci. Estava sempre pronto a ouvir os problemas alheios, por mais primários que fossem. Ouvia atentamente as dificuldades pessoais ou financeiras de cada um e tentava solucioná-las por meio de preciosos conselhos. Ninguém poderá jamais avaliar o número de empregados que a ele recolheu, pois o Dr. Lewis nunca comentou com terceiros sobre estes encontros. Vez por outra, aproximava-se dos funcionários e lhes perguntava: 'Como estão indo as coisas?'".
- Naomi Ward. (Publicado em Missão Cósmica Cumprida)
  • "A AMORC era ainda incipiente como organização em São José e continuava com apenas treze empregados quando fui admitida para o cargo de secretária. Tivemos, portanto, oportunidade de conviver de perto com o Dr. Lewis e guardo na memória o olhar sorridente e o gentil comprimento do Mestre quando chegava ao escritório. Àquela época, eu e muitos outros costumávamos trabalhar até altas horas da madrugada por livre e espontânea vontade. O ateliê do Dr. Lewis era anexo à minha sala de trabalho; ali o Imperator passava longas horas pintando e escrevendo. Demonstrava grande interesse pelas pinturas de minha mãe e, com freqüência, lhe enviava algumas sugestões. Nos dias de calor, o Imperator oferecia refrescos aos funcionários e nos regozijávamos com os poucos minutos passados em sua presença".
- Winifred Harkness. (Publicado em Missão Cósmica Cumprida)
  • "Constantemente víamos o Imperator próximo a uma das fontes do Parque Rosacruz, saboreando uma taça de sorvete com o porteiro, o jardineiro ou outro empregado mais humilde, que havia encontrado no caminho para casa. Quando, por acaso, topávamos com o Dr. Lewis na rua, sua face ilumináva-se com um sorriso franco e nos cumprimentava com um aperto de mão ou um carinhoso tapinha nas costas. Não havia necessidade de sermos eruditos em sua presença para atrair sua atenção. No entanto, várias vezes ouvimo-lo em seu escritório, discutindo política com seus companheiros na linguagem técnica da Medicina".
- Harvey Miles. (Publicado em Missão Cósmica Cumprida)
  • "Papai possuía um gato que se acostumou a dormir em seu ombro esquerdo, ficando ali durante horas a fio enquanto ele pintava, e nem se mexia quando papai inclinava-se para uma pincelada ou para apanhar a paleta".
- Madeleine Lewis. (Publicado em Missão Cósmica Cumprida)