Avareza

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Avareza é o apego sórdido, uma vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça à bens materiais e ao dinheiro, ganância.



- il en est de la luxure comme de l'avarice; elle augmente sa soif par l'acquisition des trésors.
- Œuvres complètes de Montesquieu: avec des notes‎ - Página 538, Charles de Secondat Montesquieu (baron de) - Lefèvre, 1835 - 771 páginas
  • "Não se encontra ninguém que se queira dividir sua riqueza, mas a vida é distribuída entre muitos! Alguns são econômicos na preservação de seu patrimônio, mas desperdiçam o tempo, a única coisa que justificaria a avareza".
- Sêneca
- Alfonso Karr
  • Tu que cobres todos os teus bens nas pregas de uma insaciável avareza, pensas não prejudicar ninguém despojando tantos infelizes? Quem é então o avarento? É aquele que não se contenta daquilo que lhe basta.
- Basílio de Cesareia
  • "O pintor que não duvida, pouco consegue. Quando a obra supera o julgamento do autor, o artista nada aprende. Quando o julgamento supera a obra, ela vai ficando cada vez mais perfeita, se a avareza não o impedir."
- Leonardo da Vinci
  • "A avareza é um tirano bem cruel; manda juntar e proíbe o uso daquilo que se junta; visita o desejo e interdiz o gozo".
- Plutarco

Veja também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: avareza.