Ameaça

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Ameaça é um ato de coerção onde um ato se propõe a provocar uma resposta negativa. É uma intenção comunicada para infligir dano ou perda a outra pessoa. É um crime em muitas jurisdições.



- Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso no Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, conforme citado pelo Último Segundo, 28/05/2010 12:37
  • "Só nos apercebemos do valor dos nossos amigos no momento em que surge a ameaça de os perder."
- nous ne sentons le prix de nos amis qu’au moment où nous sommes menacés de les perdre.
- Mémoires d'outre-tombe‎ - Tome second, Página 67, de François René Chateaubriand - Publicado por Meline, 1849
  • "Não podemos concordar que um ato de pilhagem, que ameaça a subsistência de muitas nações devam ser autorizadas a ter êxito".
- We cannot agree that an act of plunder which threatens the livelihood of many nations should be allowed to succeed.
- Anthony Eden in: Conclusion of broadcast, 8 de agosto de 1956.
  • "A Ucrânia está a enfrentar uma grave ameaça de isolamento como algumas forças políticas locais que querem pôr fim a democracia e às reformas democráticas no país".
- Viktor Yushchenko; Regnum, 25 de julho de 2006
  • "A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos."
- Une injustice, faite à un seul, est une menace pour tous les autres
- Montesquieu como citado em "Devoirs du chef: déontologie et psychologie professionnelle ..."‎ - Página 102, Max Lambert - Presses Universitaires de France, 1942, 2a. ed. - 206 páginas
  • Aquele que se vale da ameaça do inferno, para limitar e anuviar-nos a mente, não compreendeu nossa meta final.
- Max Heindel] in: Credo ou Cristo (1909)
  • "Liberdade política significa ausência de coerção de um homem pelo seu compatriota. A ameaça fundamental à liberdade é o poder de coagir, esteja ele nas mãos de um monarca, de um ditador, de uma oligarquia ou de uma maioria momentânea."
- Milton Friedman in: "Capitalismo e Liberdade", Cap. 1 "A relação entre liberdade econômica e liberdade política"
  • Potencialmente, o governo é a mais perigosa ameaça aos direitos do homem: ele mantem o monopólio do uso de força física contra vítimas legalmente desarmadas.
- Potentially, a government is the most dangerous threat to man’s rights: it holds a legal monopoly on the use of physical force against legally disarmed victims.
- The virtue of selfishness: a new concept of egoism‎ - Página 115, de Ayn Rand, Nathaniel Branden - Publicado por Signet/New American Library, 1964, ISBN 0-451-16393-1, 9780451163936 - 173 páginas
  • "Os últimos dois Czares eram abertamente anti-semitas — ambos associavam os Judeus com a ameaça da cidade moderna, o capitalismo e o socialismo — e em círculos oficiais era moda repetir os seus preconceitos racistas. Em especial Nicolau II tendia mais e mais a ver os pogromas durante o seu regime como um acto de patriotismo e lealdade do 'bom e simples povo russo"
- Orlando Figes — A tragédia de um povo.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Ameaça.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: ameaça