Oriente Médio

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. .



  • "Quem não aprende com a história está condenado a errar novamente. Eis o que já foi dito da crise do Oriente Médio e o que se diz agora."
-Paul Krugman citado em Revista VEJA, Edição 1966, de 26 de julho de 2006
  • "Esse é um dos principais motivos pelo qual os EUA têm se interessado tanto pelo petróleo do Oriente Médio. Não precisávamos do petróleo para nós mesmos; a América do Norte liderava, até 1968, a produção mundial de petróleo. Entretanto, queremos realmente manter as mãos na alavanca do poder mundial, e nos assegurar que os lucros fluam principalmente para os Estados Unidos e para a Inglaterra. É por isso que mantemos bases militares nas Filipinas. Elas são parte de um sistema global de intervenção apontada para o Oriente Médio, para garantir que as forças locais não sucumbam ao 'ultranacionalismo'."
- Noam Chomsky, no livro "O que o Tio Sam Realmente Quer", ISBN: 852300436X, publicado por UNB, 156 páginas
  • "Enquanto nem tudo é culpa dos Estados Unidos, nossa falta de preocupação à várias questões no Oriente Médio, com exceção do Iraque, não ajudou a situação"
- Madeleine Albright comentando sobre os conflitos entre libaneses e israelenses; Fonte: Revista Newsweek International, em 24 de julho de 2006 [1]
  • "Cuidado, ou podem se machucar"
- Mahmoud Ahmadinejad então presidente do Irã, alertando a União Européia de que o apoio a Israel poderá inflamar o Oriente Médio; Fonte: Revista ISTO É, Edição 1932, de Novembro de 2006.
- Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso no Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, conforme citado pelo Último Segundo, 28/05/2010 12:37
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Oriente Médio.