Peixe

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salt water fish with Finnish text.jpg
Various sweetwater fish with Finnish text.jpg

Peixes são animais vertebrados, aquáticos poiquilotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em nadadeiras sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.



  • "Filho de peixe sabe nadar."
"Filho de peixe, peixinho é" (Brasil)
- Provérbios em Português
  • "Só jogue no rio (ou no mar)o que o peixe pode comer".
- Ziraldo
  • "O escritor é o peixe de mar profundo".
- Carlos Heitor Cony
  • "Não como peixes. Eles mijam no mar."
- Fala do filme Closer.
  • "O que um peixe sabe sobre a água da qual nada a vida inteira?"
- Albert Einstein
  • "O primeiro homem que percebeu a analogia entre um grupo de sete peixes e um grupo de sete dias trouxe um notável avanço à história de pensamento."
- Alfred North Whitehead
  • "Contaram-me que os peixes não se importam de serem pescados, pois têm o sangue frio e não sentem dor. Mas não foi um peixe que me contou isso".
- They told me that the fish cared very little and that they were cold blooded and felt no pain. But they were not fish who told me.
- Sitting on the World‎ - Página 17, de Heywood Broun - Publicado por G. P. Putnam's sons, 1924 - 276 páginas
  • "Depois que vi a versão peixe da Angelina Jolie, fiquei com muita vontade de comer sushi".
- Will Smith; Fonte: Revista VEJA
  • "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas."
- Bertolt Brecht
  • "Meu peixe favorito? Uma piranha na banheira de minha ex-mulher."
- W. C. Fields
  • Verde que te quero verde. / Grandes estrelas de escarcha / nascem com o peixe de sombra / que rasga o caminho da alva. / A figueira raspa o vento / a lixá-lo com as ramas, / e o monte, gato selvagem, / eriça as piteiras ásperas.
- Federico García Lorca
  • "Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
- Lao Tsé
  • "O bacalhau é um peixe lavado e passado a ferro."
- Barão de Itararé
  • "Minha mãe era uma pessoa silenciosa, capaz de dissimular-se entre os móveis, de perder-se no desenho do tapete, de não fazer o menor ruído, como se não existisse; contudo, na intimidade do quarto que dividíamos, ela se transformava. Começava a falar do passado ou a narrar suas histórias, e então o aposento se enchia de luz, desapareciam as paredes, dando lugar a incríveis paisagens, palácios abarrotados de objetos nunca vistos, países longínquos inventados por ela ou tirados da biblioteca do patrão; colocava a meus pés todos os tesouros do Oriente, a lua e mais ainda. reduzia-me ao tamanho de uma formiga, para eu sentir o universo a partir da minha pequenez, punha-me asas para vê-lo a partir do firmamento, dava-me uma cauda de peixe para conhecer o fundo do mar."
- Isabel Allende
  • "Pobreza vem do Inferno. Prosperidade vem do Céu. Adão teve domínio completo sobre a terra e tudo que nela contém. Adão podia voar como um pássaro. Adão podia nadar embaixo d’água e respirar como um peixe. Adão foi para a lua. Adão caminhou sobre as águas. Adão foi um superser [este não é o termo de um autor esotérico], ele foi o primeiro super-homem que viveu. Adão teve domínio sobre o sol, lua & estrelas. Cristãos não têm Cristo em seus corações. Semeia uma grande semente, quando você a confessa, você está ativando as forças sobrenaturais de Deus".
- Benny Hinn, Praise-a-thon (TBN), Novembro 1990
  • "Não conte histórias de peixes onde as pessoas conhecem você. E cuidado! Não conte tais histórias onde essas pessoas conhecem os peixes!"
- Mark Twain
  • "O México, como sempre, está desorganizado e confuso. A única coisa que lhe resta é a grande beleza da terra e dos índios. Todos os dias, a parte feia dos Estados Unidos rouba um pedaço; é uma lástima, mas as pessoas têm que comer e é inevitável que os peixes grandes devorem os pequenos."
- Frida Kahlo
  • "Era uma vez, no país de Alefbey, uma triste cidade, a mais triste das cidade, uma cidade tão arrasadoramente triste que tinha esquecido até o seu próprio nome. Ficava à margem de um mar sombrio, cheio de peixosos – peixes queixosos e pesarosos, tão horríveis de se comer que faziam as pessoas arrotarem de pura melancolia, mesmo quando o céu estava azul."
- Salman Rushdie
  • A cura definitiva da maioria dos vícios e corrupções depende da cura do apego ao mundo e ao próprio ego, posto que ao curá-los a alma humana consegue tranqüilidade e segurança, e o coração se sossega e adquire a força da certeza sendo negligente em relação aos assuntos mundanos e não dando importância a nenhum tipo de comida e bebida; e se alguém o molesta por algum problema mundano ele o assume e toma com tranqüilidade, e desde que seu amado não é isca de peixe da gente do mundo, não vai detrás disso com ardor, e apesar de que resulta difícil cortar a raiz do apego ao mundo, especialmente ao começo da viagem, cada assunto difícil se torna fácil com uma decisão firme. A força da vontade e a decisão domina cada assunto difícil e problemático, e facilita e aproxima cada caminho, embora fosse comprido e pedregoso.
- Ruhollah Khomeini
  • "A mulher formosa termina numa cauda de peixe."
Desinit in piscem mulier formosa superne.
- Horácio, Ars poetica; Provérbios latinos


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Peixe.


Commons-logo.svg
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Peixe.