Saltar para o conteúdo

Wikiquote:Erros comuns

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Bem-vindo à página dedicada a ajudar você a evitar os erros comuns no Wikiquote! Sabemos que editar e contribuir para um projeto colaborativo como este pode ser uma experiência enriquecedora, mas também desafiadora. A intenção desta página é fornecer orientações claras e práticas para que você possa editar com confiança e precisão. Ao evitar esses erros frequentes, você não só melhorará a qualidade das suas contribuições, mas também ajudará a manter o Wikiquote uma fonte confiável e respeitada de citações.

  • Não citar fontes
    • O primeiro e mais comum dos erros é o de não citar fontes. Tais edições podem e na maior parte dos casos devem ser revertidas, pois imputar uma citação a uma pessoa sem estar amparado por fontes fiáveis e independentes poder ser algo potencialmente danosos, por vezes criminoso.
  • Chamar as páginas do Wikiquote de "artigos"
    • Diferentemente da Wikipédia, o Wikiquote não tem artigos, mas sim páginas de citações.
  • Criar citações sobre si ou sobre seus amigos
    • O Wikiquote é um repositório de citações sobre temas e pessoas relevantes, não sobre qualquer pessoa.
  • Criar categorias que dificilmente terão mais do que uma, duas ou três páginas
    • Diferentemente da Wikipédia, o Wikiquote tem uma expectativa muito menor de páginas potenciais, tanto no caso de pessoas quanto de temas. Assim, as categorias devem ser criadas com parcimônia e subcategorias criadas apenas quando as categorias já estiveram com um número significativo de páginas.
  • Achar que existe um "autor" do artigo que você está lendo. Um engano comum dos leitores recentes do Wikiquote, é achar que existe um único autor ou responsável por cada artigo. Isso faz as pessoas sentirem-se limitadas ao alterar artigos, fazendo sugestões e críticas nas páginas de discussão, quando podiam estar alterando os artigos. O fato é que nenhum artigo tem um autor oficial, mesmo quando apenas uma pessoa trabalhou nele. Na teoria, qualquer pessoa pode escrever em qualquer artigo e, se você vir algum problema num artigo e puder corrigi-lo, por favor, faça-o na hora. Não é preciso ir antes à página de discussão, a menos que considere necessário explicar o que você alterou (geralmente não é preciso) ou que você queira esclarecer algo antes de alterar. Mas é recomendável pelo menos a utilização do espaço "sumário" para explicar sinteticamente as alterações promovidas.
  • Colocar letras maiúsculas nos títulos dos artigos. Por exemplo, não se deve usar letras maiúsculas nos l e p de "língua portuguesa". Isso facilita a escrita de ligações para o artigo. A ligação deve ter esta aparência: língua portuguesa. Do contrário, vamos começar a Colocar Maiúsculas Em Tudo que for Ligação, o Que Deixa uma Aparência Muito Estranha.
  • Tratar o Wikiquote como um fórum de chat. Nas páginas de discussão é muito fácil as pessoas envolverem-se emocionalmente nos debates dos vários tópicos. A não ser que isso resulte num artigo "melhorado" (algo pouco habitual) por favor não entre em debates inúteis. Há muitos outros sítios na Web onde se pode envolver em debates e tentar persuadir os outros dos seus pontos de vista controversos. Isso não é mesmo nada apropriado no Wikiquote, pois estamos a tentar concentrar-nos na criação duma enciclopédia. Por favor veja O que o Wikiquote não é.
  • Adopção duma atitude hostil. Alguns novos utilizadores veem logo que há aqui uma comunidade especial, esforçando-se para trabalhar em conjunto à volta de um consenso amigável. Outros cometem o erro de ligarem com as disputas no Wikiquote, semelhantes às flame wars da Usenet. Na verdade, a maioria dos membros mais antigos evitam o mais possível perder tempo com esse tipo de disputas. O Wikiquote não é isso. Claro que isso não quer dizer que não há discussões acesas, mesmo entre os membros mais antigos--com certeza que há. Não somos perfeitos. No entanto parece ser certo que a maioria de nós não estamos cá para isso e ficamos envergonhados quando isso acontece. Estamos aqui para escrever uma enciclopédia. Torna-se necessário obedecer a uma certa dose de etiqueta.
  • Julgar e tentar alterar o Wikiquote antes de entender o que ele é. Perceba que o Wikiquote é um trabalho em curso e muitas pessoas inteligentes e bem educadas estão a trabalhar nele e preocupam-se com ele. E pensaram muito nele. Algumas pessoas, acabadas de chegar, falham na compreensão de como e porque é que o Wikiquote funciona e começam a pedir mais controle, ou então julgam o projeto baseando-se em artigos novos, incompletos e inadequados. De uma forma geral, se quer sentir-se confortável aqui, tolere alguma (temporária) imperfeição. Tenha em conta que estamos todos a trabalhar nisto, e está a ficar cada vez melhor. Veja Wikiquote e os FAQs do Wikiquote para mais informações gerais sobre o projeto. Clique Wikiquote:Respostas aos críticos para ver as respostas às criticas mais comuns.

Esta lista está limitada aos erros mais comuns e importantes no Wikiquote. Para ver outras "regras" ou sugestões, consulte a políticas do Wikiquote.

Páginas correlatas[editar]

Most common Wikipedia faux pas