Wikiquote:Erros comuns no Wikiquote

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de Wikiquote:Erros comuns)

Os recém-chegados são muito bem-vindos à Wikiquote. Esperamos que se sintam bem por aqui e esperamos que contribuam de forma construtiva para o projecto. A Wikiquote, assim como todos os outros projetos relacionados à Wikipédia, possui um ambiente democrático e igualitário, no sentido em que as opiniões não valem mais só porque são defendidas por quem está aqui há mais tempo. No entanto, isso não significa que não existam regras na wikiquote. Estas regras existem por boas razões e foram estabelecidas com o tempo e com a experiência. Não são regras obrigatórias, mas condensam alguma sabedoria obtida com a experiência e devem ser levadas em consideração pelos recém-chegados.

Existem alguns erros que os recém-chegados costumam cometer. A lista que se segue existe para que esses erros sejam evitados.

  • Preocupar-se demais com possíveis erros. Você provavelmente vai cometer erros - acontece com todo mundo, de formas diferentes. Mas nós estamos sempre corrigindo os erros de colegas. E tudo termina bem. Por isso, seja audaz ao atualizar uma página!
  • Achar que existe um "autor" do artigo que você está lendo. Um engano comum dos leitores recentes da Wikiquote, é achar que existe um único autor ou responsável por cada artigo. Isso faz as pessoas sentirem-se limitadas ao alterar artigos, fazendo sugestões e críticas nas páginas de discussão, quando podiam estar alterando os artigos. O fato é que nenhum artigo tem um autor oficial, mesmo quando apenas uma pessoa trabalhou nele. Na teoria, qualquer pessoa pode escrever em qualquer artigo e, se você vir algum problema num artigo e puder corrigi-lo, por favor, faça-o na hora. Não é preciso ir antes à página de discussão, a menos que considere necessário explicar o que você alterou (geralmente não é preciso) ou que você queira esclarecer algo antes de alterar. Mas é recomendável pelo menos a utilização do espaço "sumário" para explicar sinteticamente as alterações promovidas.
  • Colocar letras maiúsculas nos títulos dos artigos. Por exemplo, não se deve usar letras maiúsculas nos l e p de "língua portuguesa". Isso facilita a escrita de ligações para o artigo. A ligação deve ter esta aparência: língua portuguesa. Do contrário, vamos começar a Colocar Maiúsculas Em Tudo que for Ligação, o Que Deixa uma Aparência Muito Estranha.
  • Tratar a Wikiquote como um forum de chat. Nas páginas de discussão é muito fácil as pessoas envolverem-se emocionalmente nos debates dos vários tópicos. A não ser que isso resulte num artigo "melhorado" (algo pouco habitual) por favor não entre em debates inúteis. Há muitos outros sitios na Web onde se pode envolver em debates e tentar persuadir os outros dos seus pontos de vista controversos. Isso não é mesmo nada apropriado na Wikiquote, pois estamos a tentar concentrar-nos na criação duma enciclopédia. Por favor veja O que a Wikiquote não é.
  • Adopção duma atitude hostil. Alguns novos utilizadores vêem logo que há aqui uma comunidade especial, esforçando-se para trabalhar em conjunto à volta de um consenso amigável. Outros cometem o erro de ligarem com as disputas na Wikiquote, semelhantes às flame wars da Usenet. Na verdade, a maioria dos membros mais antigos evitam o mais possível perder tempo com esse tipo de disputas. A wikiquote não é isso. Claro que isso não quer dizer que não há discussões acesas, mesmo entre os membros mais antigos--com certeza que há. Não somos perfeitos. No entanto parece ser certo que a maioria de nós não estamos cá para isso e ficamos envergonhados quando isso acontece. Estamos aqui para escrever uma enciclopédia. Torna-se necessário obedecer a uma certa dose de etiqueta.
  • Julgar e tentar alterar a Wikiquote antes de entender o que ela é. Perceba que a Wikiquote é um trabalho em curso e muitas pessoas inteligentes e bem educadas estão a trabalhar nela e preocupam-se com ela. E pensaram muito nela. Algumas pessoas, acabadas de chegar, falham na compreensão de como e porque é que a Wikiquote funciona e começam a pedir mais controle, ou então julgam o projecto baseando-se em artigos novos, incompletos e inadequados. De uma forma geral, se quer sentir-se confortável aqui, tolere alguma (temporária) imperfeição. Tenha em conta que estamos todos a trabalhar nisto, e está a ficar cada vez melhor. Veja Wikiquote e os FAQs da Wikiquote para mais informações gerais sobre o projecto. Clique Wikiquote:Respostas aos críticos para ver as respostas às criticas mais comuns.

Esta lista está limitada aos erros mais comuns e importantes na Wikiquote. Para ver outras "regras" ou sugestões, consulte a políticas da Wikiquote.

Projetos relacionados[editar]

Wikipedia:Erros comuns na Wikipédia

Most common Wikipedia faux pas