Suborno

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
10 - hands shaking with euro bank notes inside handshake - royalty free, without copyright, public domain photo image 01.JPG

Suborno é a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional da iniciativa privada qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores (desde uma garrafa de bebidas, jóias, propriedades ou até hotel e avião em viagem de férias) para que a pessoa em questão deixe de se portar eticamente com seus deveres profissionais.



  • "Casamento é um suborno para fazer com que a empregada pense que é uma dona de casa".
Marriage is a bribe to make a housekeeper think she's a householder.
- The matchmaker: a farce in four acts‎ - Página 19, de Thornton Wilder, F. Y. Thompson - publicado por S. French, 1958, ISBN 0573612226, 9780573612220 - 120 páginas
  • "A comunidade não tem suborno capaz de tentar um homem sensato. É possível levantar dinheiro suficiente para perfurar um túnel numa montanha, mas não é possível levantar dinheiro suficiente para contratar um homem que se ocupe com a sua própria vida. Um homem eficiente e valoroso faz o que pode, quer a comunidade lhe pague ou não. Os ineficientes oferecem a sua ineficiência a quem pagar mais, e sempre anseiam por uma colocação. Seria de se supor que eles raramente ficassem desapontados."
- Henry Thoreau in: "A Vida Sem Princípios"
  • " O Estado, tal qual um exército ao redor de um poço de petróleo ou um agente alfandegário forçando o pagamento de suborno na fronteira, logo aprenderia a alavancar seu domínio sobre o espaço físico para assumir o controle [da internet]."
- ASSANGE, Julian. Um chamado à luta criptográfica in Cypherpunks. Boitempo Editorial. São Paulo, 2013.


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Suborno.