São Clemente I

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Clemente Romano
São Clemente I
Papa Clemente I em outros projetos:

São Clemente I (Roma, c. 35 — Quersoneso, c. 100), também conhecido como Clemente Romano (em latim, Clemens Romanus), papa entre 88 e 97.


  • "Os céus, que se movem por sua disposição, lhe obedecem harmoniosamente. O dia e a noite realizam o curso que ele estabeleceu, sem tropeçar um no outro. O sol, a lua e os coros dos astros giram harmoniosamente conforme sua ordem e, sem nenhuma transgressão, dentro dos limites que ele determinou. A terra, germinando conforme a vontade dele, produz, nos devidos tempos, abundantíssimo sustento para os homens, as feras e todos os seres que vivem sobre ela, sem nunca se rebelar, nem mudar nada do que por ele foi decretado. Com as mesmas ordens, se mantêm as regiões insondáveis dos abismos e as leis inescrutáveis que regem o mundo subterrâneo. A massa do mar imenso, que na sua criação foi recolhida em seus reservatórios, não ultrapassa os limites traçados, mas age conforme lhe foi ordenado".
- Primeira Carta aos Coríntios, Capítulo XX, versículos 1-6. Cf. Padres Apostólicos, Coleção Patrística. São Paulo: Paulus Editora, 1ª edição, 1997. ISBN 8534900531, ISBN 978-8534900539.