Revolução Pernambucana

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Bênção das bandeiras da Revolução de 1817
Bandeira da Revolução Pernambucana

A Revolução Pernambucana de 1817 ocorreu na província de Pernambuco na região Nordeste do Brasil, e foi desencadeada principalmente pelo declínio das taxas de produção de açúcar e a influência da Maçonaria na região. Outras razões importantes para a revolta incluem: a luta em curso pela independência das colônias espanholas em toda a América do Sul; a independência dos Estados Unidos; as ideias geralmente liberais que passaram por todo o Brasil no século anterior, incluindo muitos filósofos franceses, como Charles Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau; as ações das sociedades secretas, que insistiam na libertação da colônia; o desenvolvimento de uma cultura distinta em Pernambuco.

O movimento foi liderado por Domingos José Martins, com apoio de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Frei Caneca. O Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife, o posto diplomático mais antigo da América no Hemisfério Sul, apoiou publicamente os revolucionários pernambucanos.

Essa revolução também se destaca por ser uma das primeiras tentativas de estabelecer um governo independente no Brasil, pois foi precedida pela Inconfidência Mineira.


  • "Quando a voz da pátria chama tudo deve obedecer;
Por ela a morte é suave
Por ela cumpre morrer".
- Fonte: Revolução Pernambucana, 1817.

Ver também[editar]

Ver artigo principal: Insurreição Pernambucana.
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Revolução Pernambucana.