Pitirim Sorokin

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pitirim Sorokin
Pitirim Sorokin
Pitirim Sorokin em outros projetos:

Pitirim Alexandrowitsch Sorokin (21 de janeiro de 1889 - 11 de fevereiro de 1968) foi criminologista e sociólogo russo, preso pelo governo czarista assim como pelo bolchevista após a revolução. Imigrou para os Estados Unidos da América em 1923 onde fundou o Departamento de Sociologia da Universidade de Harvard. Era um dos opositores das teorias de Talcott Parsons.


- our civilization has become so preoccupied with sex that it oozes from all pores of American life
- The American sex revolution - página 19, Pitirim Aleksandrovich Sorokin, P. Sargent, 1956, 186 páginas
  • "O amor sexual focalizado na literatura dos séculos XVIII e XIX, que era comum e prosaico, mas nunca ilícito, nos últimos cinqüenta anos foi substituído por diversas formas de relacionamentos anormais, pervertidos, exóticos, burlescos e até monstruosos. São as aventuras sexuais do moderno homem das cavernas e dos estupradores; o amor de adúlteros e de amantes, de playboys, de sado-masoquistas, de prostitutas e personalidades do meio artístico. (...) Ela tem degradado e negado o valor do grande belo e nobre amor conjugal normal."
- The American Sex Revolution, citado por Charles Swindoll, Firme seus valores
  • "Qualquer grupo social organizado é sempre um corpo social estratificado. Não existe qualquer grupo social permanente que seja 'plano' e no qual todos os membros são iguais."
- Social Mobility