Orhan Pamuk

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Orhan Pamuk
Orhan Pamuk
Orhan Pamuk
Orhan Pamuk em outros projetos:

Ferit Orhan Pamuk, (7 de Junho, 1952), conhecido apenas como Orhan Pamuk é um romancista turco galardoado com o Prêmio Nobel de Literatura e professor de literatura da Universidade Columbia.


Obras[editar]

Neve[editar]

  • "O silêncio da neve, pensou o homem que estava sentado logo atrás do motorista de ônibus. Se aquilo fosse o começo de um poema, poderia chamar o que sentia em seu íntimo de o silêncio da neve."
  • "Era um poeta e, como ele próprio escrevera – num de seus primeiros poemas, ainda desconhecido dos turcos -, neva apenas uma vez em nossos sonhos."
  • "Mas me parece que você não poderia ser de fato ateu, porque é uma pessoa boa."
  • "Se Deus não existe, isso significa que o céu também não existe. E isso significa que os pobres do mundo, esses milhões que vivem na pobreza e na opressão, nunca irão para o céu. E se é assim, então como você explica todo o sofrimento dos pobres? Para que estamos aqui, e por que temos de suportar tanto sofrimento, se é tudo em vão?"
  • "Ele sentiu o mesmo tipo de culpa e vergonha que sentia quando jovem, ao sair de reuniões políticas. Aquelas reuniões políticas o perturbavam não apenas porque ele era um rapaz de alta classe média, mas também porque as discussões eram cheias de atitudes infantis e exageros."
  • "Ao que parecia, todas as pessoas que conheci em minhas andanças pelas ruas de Kars esperavam um herói, um grande homem, disposto a fazer grandes sacrifícios que as libertassem da pobreza, do desemprego, da desordem e das matanças. Talvez por eu ser um romancista de certa fama, toda a cidade, ao que parecia, esperava que eu fosse esse grande homem que eles esperavam. Infelizmente, eu os irei desapontar com meus maus modos de Istambul, meu desligamento e falta de organização, meu egoísmo, minha obsessão por meu projeto e minha pressa. E, o que é pior, eles não esconderam seu desapontamento."
  • "Se você não é capaz de confiar nas pessoas, nunca vai conseguir chegar a lugar nenhum na vida."
  • "Mas me parece que você não poderia ser de fato ateu, porque é uma pessoa boa."
  • "Pessoas como eu só encontam a paz quando estão lutando por uma causa"

O livro negro[editar]

  • "[...] se eu não conseguir ser eu mesmo, eu me transformarei na pessoa que eles querem que eu seja, e isso eu me recuso a ser; prefiro não ser nada, prefiro nem existir a virar esse indivíduo insuportável."
- PAMUK, Orhan. O livro negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 211