Norte

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rosa dos ventos. O norte é a dire(c)ção no topo.

Norte, conhecido também por setentrião, é uma direção fundamental e um dos quatro pontos cardeais. É um dos pontos para onde aponta a agulha da bússola. Quando se observa o nascer do sol de frente, o norte fica à mão esquerda. O seu oposto é o Sul.



  • "O governo deveria destinar pelo menos 4% para a ciência e tecnologia, e mais ainda para a educação. Na Holanda, por exemplo, vi várias escolas primárias que tinham uma bicicleta à disposição dos alunos, que podiam nela trabalhar (aprender a consertar). Eles criam uma vantagem mecânica; nós não temos isso. Fico impressionado no Brasil com o potencial das nossas crianças. Basta constatar a habilidade que elas têm nas coisas relacionadas à informática. Entretanto, há falta de computadores para a maioria da população. Acho razoavelmente fácil promover campanhas educativas de norte a sul do país. Mas, para que isso ocorra, é preciso ter vontade política. E verbas adequadas".
- Warwick Estevam Kerr; Jornal da Unicamp, 19 a 26 de dezembro de 2005, p. 6 [1]
  • "O futebol é a única coisa que une esse País de norte a sul, leste a oeste. Nunca tivemos uma guerra, não brigamos pela nossa independência, não temos símbolo, mas o futebol sim, exerce essa função!"
- Carlos Alberto Parreira; Fonte: yahoo esportes
  • "...Pela manhã eu estava na entrada da estação comercial de Vanovara e olhava para o Norte. Neste momento, o céu se dividiu em duas partes na direção da floresta. De repente houve fogo por toda a parte, minha roupa parecia pegando fogo. Em seguida vi uma explosão no céu e logo depois um trovão muito forte. Fui jogado longe e caí no chão. Desmaiei, mas logo em seguida acordei. Fui levado para dentro de casa pela minha mulher. Enquanto isto, havia um forte barulho parecido com o de pedras caindo do céu. Juntamente com este barulho, o céu se abriu e veio um vento muito quente, parecido com o vento de um canhão vindo do norte.".
- Evento de Tunguska
  • "Ao norte dessa triste cidade havia poderosas fábricas nas quais a tristeza (assim me disseram) era literalmente fabricada, e depois embalada e enviada para o mundo inteiro, que parecia sempre querer mais. Das chaminés das fábricas de tristeza saía aos borbotões uma fumaça negra, que pairava sobre a cidade como uma má notícia."
- Salman Rushdie
  • "Chuva miudinha como farinha dá vento do norte mas não muito forte."
"Foi-se o nordeste, turvou-se o azul, fugiu do norte, foi para o sul."
"Quando ao sol posto o norte é puro, tens bom tempo seguro."
"Quando Deus queria do norte chovia."
"Relâmpagos ao norte, vento forte, se do sul vem, chuva também."
"Se um dia Deus quiser, até com norte pode chover."
"Sol posto ledo, com claro ao norte, andar sem medo que estás com sorte."
- Provérbios em Português


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Norte.