Evento de Tunguska
Aspeto
Tunguska é uma região da Sibéria Central onde, às 7h15 da manhã de 30 de junho de 1908, houve uma gigantesca explosão após uma bola de fogo ser vista atravessando o céu. Não foram encontrados vestígios de meteorito ou explosão nuclear, causando uma onda de impacto que devastou toda a região do lago Baikal, afetando em menor grau todo o norte da Europa. Este evento recebeu o nome desta região, evento de Tunguska.
Somente depois de dez anos da Revolução russa aconteceu uma expedição rumo ao local do evento.
Segundo literatura os relatos de testemunhas tiveram o seguinte teor:
- "...(sic) Logo pela manhã, houve uma explosão de todas as nossas tendas que foram jogadas para cima juntamente com todos os ocupantes. Ao caírem no chão, a família inteira de Ivan e Akulina sofreu pequenos ferimentos. Estavam desmaiados. Ao acordar ouviram um ruído e observaram que a toda a floresta à sua volta estava incendiando..."
- "...Pela manhã eu estava na entrada da estação comercial de Vanovara e olhava para o Norte. Neste momento, o céu se dividiu em duas partes na direção da floresta. De repente houve fogo por toda a parte, minha roupa parecia pegando fogo. Em seguida vi uma explosão no céu e logo depois um trovão muito forte. Fui jogado longe e caí no chão. Desmaiei, mas logo em seguida acordei. Fui levado para dentro de casa pela minha mulher. Enquanto isto, havia um forte barulho parecido com o de pedras caindo do céu. Juntamente com este barulho, o céu se abriu e veio um vento muito quente, parecido com o vento de um canhão vindo do norte.".
- "...Ao começar a tomar café ao lado do arado, escutei muitos tiros. Meu cavalo caiu e do norte vi um fogo subindo da floresta. Em seguida a floresta vergou. Pensei que era um furacão, pois precisei me segurar com as duas mãos ao meu arado para não ser levado.
- "Por mim passavam torrões de terra levados pelo vento como se fossem pó. Em seguida caiu muita água, não era chuva, era uma parede de água que caiu sobre Angara..."
- "...Eu estava no rio Kan. De repente ouvi um barulho parecido com batida de asas de pássaros. Subindo o rio veio uma enchente... Em seguida ouvi uma explosão que jogou um trabalhador que estava perto na água....".
- "...Vi uma espécie de bola de fogo com uma cauda atravessando o céu. Ouvi um tiro muito forte. O fogo tinha a cor de fogo quando se vê ao dia.
- "A bola era muito maior que o Sol, mas não tão brilhante. Depois do fogo, na cauda, havia poeira, ou algo parecido. Atrás também haviam faixas azuis. Depois disto ouvi explosões e o chão tremeu. Um pouco depois as vidraças se quebraram...".