Noam Chomsky

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Noam Chomsky
Noam Chomsky
Noam Chomsky
Noam Chomsky em outros projetos:

Avram Noam Chomsky (7 de dezembro de 1928). É um linguista, escritor e ativista pelos direitos humanos norte-americano.



  • "A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro".
- Citado no Estadão, 16/11/96
  • "De acordo com a revista South (uma revista de reportagens sobre empresas do Terceiro Mundo), o Brasil tem uma taxa de mortalidade infantil maior que a do Sri Lanka. Um terço da população vive abaixo da linha da miséria e "sete milhões de crianças abandonadas pedem esmola, roubam e cheiram cola nas ruas. E para milhares delas a casa é um barraco na favela... ou cada vez mais um pedaço de terra embaixo da ponte". Isso é o Brasil, um dos países de natureza mais rica do planeta".
- Noam Chomsky, no livro "O que o Tio Sam Realmente Quer", ISBN 852300436X, publicado por UNB, 156 páginas
  • "Esse é um dos principais motivos pelo qual os EUA têm se interessado tanto pelo petróleo do Oriente Médio. Não precisávamos do petróleo para nós mesmos; a América do Norte liderava, até 1968, a produção mundial de petróleo. Entretanto, queremos realmente manter as mãos na alavanca do poder mundial, e nos assegurar que os lucros fluam principalmente para os Estados Unidos e para a Inglaterra. É por isso que mantemos bases militares nas Filipinas. Elas são parte de um sistema global de intervenção apontada para o Oriente Médio, para garantir que as forças locais não sucumbam ao 'ultranacionalismo'."
- Noam Chomsky, no livro "O que o Tio Sam Realmente Quer", ISBN 852300436X, publicado por UNB, 156 páginas
  • "Mantenha boas relações com os oficiais certos e eles derrubarão o governo para você".
- Noam Chomsky, no livro "O que o Tio Sam Realmente Quer", ISBN 852300436X, publicado por UNB, 156 páginas
  • "O poder militar, não sendo respaldado por uma base econômica equiparável, tem seus limites como meio de coerção e dominação. Mas pode muito bem inspirar o aventureirismo, a tendência a liderar pela força, possivelmente com conseqüências catastróficas".
- CHOMSKY, Noam. Contendo a Democracia - p. 15,. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2003, 516 p.
  • "O problema com as democracias verdadeiras é que elas podem fazer seus governantes caírem na heresia de responderem às necessidades de sua própria população, em vez das dos investidores norte-americanos."
- Noam Chomsky, no livro "O que o Tio Sam Realmente Quer", ISBN 852300436X, publicado por UNB, 156 páginas
  • "O governo Kennedy preparou o caminho para o golpe militar no Brasil em 1964, ajudando a derrubar a democracia brasileira, que se estava tornando independente demais. Enquanto os Estados Unidos davam entusiasmado apoio ao golpe, os chefes militares instituíam um estado de segurança nacional de estilo neonazista, com repressão, tortura etc".
- Noam Chomsky, no livro "O que o Tio Sam Realmente Quer", ISBN 852300436X, publicado por UNB, 156 páginas
  • "Penso, falando do ponto de vista legal, que há um motivo bem sólido para acusar todos os presidentes norte-americanos desde a Segunda Guerra Mundial. Eles todos têm sido verdadeiros criminosos de guerra ou estiveram envolvidos em crimes de guerra".
- Noam Chomsky, no livro "O que o Tio Sam Realmente Quer", ISBN 852300436X, publicado por UNB, 156 páginas
  • "Há uma categoria chamada ‘intelectuais’ que fazem coisas simples parecerem difíceis. Há áreas em que especialistas são necessários, como na física quântica, mas em questões mundiais qualquer um aqui pode saber tanto quanto os especialistas."
    • Fonte: [Em coletiva de imprensa durante o Fórum Social Mundial 2003, brincando com um repórter que havia pedido a opinião dele como especialista]
  • "O controle fora do trabalho significa transformar as pessoas em autômatos em todos os aspectos de suas vidas, induzindo uma 'filosofia de futilidade' que as orienta para 'as coisas superficiais da vida como o consumo de moda'. As pessoas que dirigem o sistema devem fazê-lo sem qualquer interferência da massa da população, que nada tem a fazer na arena pública. Dessa idéia surgiram enormes indústrias, desde a publicidade até as universidades, todas conscientemente dedicadas à convicção de que é preciso controlar as atitudes e opiniões, porque de outra forma o povo será muito perigoso".
    • Fonte: [Ambições imperiais: o mundo pós-11/9 / Noam Chomsky; em entrevista a David Barsamian]
  • O Império Otomano era um caso feio, mas eles tinham a ideia certa. Os governantes na Turquia eram, felizmente, tão corruptos que deixavam as pessoas sozinhas — estavam principalmente interessados em roubá-las — e os deixaram sozinhos para administrar seus próprios assuntos, e suas próprias regiões e suas próprias comunidades com muita autodeterminação local.
- The Ottoman Empire was an ugly affair, but they had the right idea. The rulers in Turkey were fortunately so corrupt that they left people alone pretty much-were mostly interested in robbing them-and they left them alone to run their own affairs, and their own regions and their own communities with a lot of local self determination.
- Noam Chomsky, proferido na Primeira Palestra Anual Maryse Mikhail "Sem paz sem justiça; sem justiça sem verdade" A Universidade de Toledo, 4 de março de 2001.
  • "É um fato curioso sobre a história intelectual dos últimos séculos que o desenvolvimento físico e mental tenham sido abordados de maneiras bastante diferentes. Ninguém levaria a sério a proposta de que o organismo humano aprende pela experiência a ter braços em vez de asas, ou que a estrutura básica de determinados órgãos resulta de uma experiência acidental. Em vez disso, é dado como certo que a estrutura física do organismo é determinada geneticamente, embora, é claro, a variação ao longo de dimensões como tamanho, taxa de desenvolvimento e assim por diante dependa em parte de fatores externos... O desenvolvimento da personalidade, padrões de comportamento e estruturas cognitivas em organismos superiores têm sido muitas vezes abordados de uma maneira muito diferente. Geralmente assume-se que nesses domínios, o ambiente social é o fator dominante. As estruturas da mente que se desenvolvem ao longo do tempo são consideradas arbitrárias e acidentais; não há "natureza humana" separada do que se desenvolve como um produto histórico específico... Mas os sistemas cognitivos humanos, quando investigados seriamente, mostram-se não menos maravilhosos e intrincados do que as estruturas físicas que se desenvolvem na vida do organismo. Por que, então, não deveríamos estudar a aquisição de uma estrutura cognitiva como a linguagem mais ou menos como estudamos algum órgão corporal complexo?"
- Noam Chomsky, Reflections on language (1975)

Language and Mind (1968)[editar]

  • "Tanto quanto sabemos, a posse da linguagem humana está associada a um tipo específico de organização mental, não simplesmente a um grau superior de inteligência. Parece não haver substância na visão de que a linguagem humana é simplesmente uma instância mais complexa de algo que pode ser encontrado em outras partes do mundo animal".
  • "O fato de a mente ser um produto de leis naturais não implica que ela esteja equipada para entender essas leis ou chegar a elas por "abdução". Não haveria dificuldade em projetar um dispositivo (digamos, programar um computador) que fosse um produto da lei natural, mas que, recebendo os dados, chegasse a qualquer teoria arbitrária e absurda para "explicar" esses dados".