Maria Bethânia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Maria Bethânia Vianna Telles Veloso (nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, Brasil, no dia 18 de Junho de 1946 - ), cantora brasileira.


  • "Eu sabia que ia trabalhar no palco e que ia ser do palco, ia ser...uma vida de artista...Sabe de holywwodiana"
- Fonte: Depoimento ao programa "Mulher 80" em 1979
  • "E aí no palco eu não tenho medo de nada, o palco é uma coisa estranha para mim até hoje, eu não sei como é o palco, é uma coisa maluca, sabe não é como minha casa, como a rua, não é como nada, é uma coisa louca, eu não sei o que é palco. Entende é uma...eu não sei, eu não tenho medo, não tenho medo de morrer, não tem medo de barata, não tem medo de nada no palco"
- Fonte: Depoimento ao programa "Mulher 80" em 1979
  • "A voz mora em mim, mas não sinto como se fosse minha. É uma expressão de Deus, uma fagulha"
- Fonte: Depoimento ao documentário "Maria Bethania - Música é Perfume"
  • "Vocês (espanhóis) talvez não ouçam tiros, mas também acordam com esse medo silencioso de que algo terrível possa acontecer. O mundo ficou louco."
- Maria Bethânia, cantora, comparando os tiroteios que ouve em sua casa vizinha à Rocinha no Rio com o temor de ataques terroristas na Espanha, em entrevista para o El País.
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 253 (14/06/2004)
  • "Ele não definiu nada na sua pasta."
- Maria Bethânia, cantora, sobre a gestão de Gilberto Gil como ministro da Cultura, em entrevista ao diário El Mercurio do Chile.
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 254 (21/06/2004)

Sobre[editar]

  • "Se colocarem batida eletrônica na minha música, tudo bem. Maria Bethânia fez pior com a minha música Ronda. Ela não é uma cantora, é uma declamadora".
- Paulo Vanzolini, zoólogo da USP e um dos grandes compositores da MPB
- Fonte: Revista ISTO É, Edição 1829.
  • "Quem viu Maria Bethânia aparecer de repente na noite de um Rio triste na preparação do carnaval, quem assistiu o seu corpo gritar por um carnaval maior, compreenderá que este disco é um acontecimento importante: o início da divulagação em larga escala do trabalho de um artista intenso e urgente, como têm sido os grandes novos artistas brasileiros".
- Caetano Veloso, compositor, cantor e músico brasileiro, irmão de Maria Bethânia, em opinião pessoal sobre o álbum de estreia da irmã.
- Fonte:Bethânia - Site oficial
  • "Quem, na Bahia, ouviu Bethânia prometer-se cantar como se todo p povo brasileiro cantasse junto ("sou filha de Caymmi como todo baiano; aluna de jobim e joão gilberto como qualquer novo sambista, mas também sou irmã de Noel e de zá kéti e minha vocação é o carnaval.") quem cantou com ele e esteve ao seu lado no momento da escolha dos caminhos, verá com amor e qcuidado que, irremediavelmente, sobre as costas da irmã já pesam as coisas grandes para as quais ela mal se preparara: dar de volta ao Brasil o samba que aprendera com seu povo: ser fiel às cores e dores da bahia; salvar o carnaval.Quem, mais longe, viu Bethânia nascer en Santo Amaro da Purificação (contra cuja resignação de cidade outrora próspera ela se lançará, primeiros por molequeiras e peladas, depois pela extravagância das roupas e pinturas), quem a viu redescobrir, nas festas de rua de Salvador, os sambas de roda que ela aprendera, desatenta, em Santo Amaro, ouve comovido os sambas que Bethânia ajudou nascer naBahia, ao lado da antologia que compõe a sua formação de sambista".
- Caetano Veloso, compositor, cantor e músico brasileiro, irmão de Maria Bethânia, em opinião pessoal sobre o álbum de estreia da irmã.
- Fonte:Bethânia - Site oficial
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Maria Bethânia.