Mário Pedrosa

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Mário Pedrosa
Mário Pedrosa
Mário Pedrosa
Mário Pedrosa em outros projetos:

Mário Xavier de Andrade Pedrosa (Timbaúba, Pernambuco, 25 de abril de 1900Rio de Janeiro, 5 de novembro de 1981) foi um advogado, escritor, jornalista, crítico de arte e ativista político brasileiro.


Atribuídas[editar]

  • "Homenagem a Mário Pedrosa 120 anos vai reunir historiadores, arquitetos, psicólogos, economistas e políticos para discutir o pensamento do intelectual, com transmissão ao vivo através do canal da Fundação Perseu Abramo na plataforma Youtube. Haverá também uma exposição virtual durante todo o evento. Segundo o professor da USP Everaldo Andrade, um dos organizadores do encontro, “Mário Pedrosa é um dos grandes pensadores do século 20 no Brasil, com contribuições não só na crítica de arte, mas também com obras importantes sobre a economia brasileira, sobre a defesa da democracia e a luta contra o fascismo e até mesmo na arquitetura, com trabalhos sobre a fundação de Brasília, além de contemplar ainda a psicologia”. Para o professor, Mário Pedrosa é “uma luz” para se pensar o futuro imediato do País."
- Fonte: Especialistas discutem as ideias de Mário Pedrosa para o Brasil Claudia Costa, Jornal da USP. Publicado em 1 de outubro de 2020
-O professor Everaldo Andrade, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • "Desde seu falecimento, em 1981, até o final dos anos 1990, a fama de Mário Pedrosa ficou restrita a um pequeno grupo de admiradores (alguns críticos mais velhos, militantes trotskistas). (...) Desde que Otília Arantes passou a republicar organizadamente e explicar sua obra (sempre dispersa em textos publicados por todo o mundo), o interesse por Mário Pedrosa renasceu poderosamente."
- Fonte: Especialistas discutem as ideias de Mário Pedrosa para o Brasil Claudia Costa, Jornal da USP. Publicado em 1 de outubro de 2020
-O professor Francisco Alambert, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas