Leste

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Leste, símbolo L ou E, um dos quatro Pontos cardeais da Rosa dos Ventos, também chamado de Oriente, Este, Nascente ou Levante. É o ponto cardeal que indica a direcção na qual a Terra gira em torno do seu eixo, tornando-se assim a direcção onde o Sol nasce num equinócio.



  • "Muito para o leste, já é oeste."
- Provérbios ingleses
  • "Não adianta discutir com o inevitável. O único argumento disponível contra o vento de leste é vestir o sobretudo".
- There is no good in arguing with the inevitable. The only argument available with an east wind is to put on your over- coat.
- "Essays, English and American: with introductions, notes and illustrations‎" - Vol. 28, Página 471, de James Russell Lowell - P. F. Collier & son, 1910 - 485 páginas
  • "Um barco sai para o leste e o outro para o oeste / Levados pelo mesmo vento que sopra; / É a posição das velas, e não o sopro do vento, / Que determina o caminho que eles seguem. / Como os barcos no mar, assim são os caminhos do destino / Ao navegarmos ao longo da vida; / É a posição da alma que determina a meta, / E não a calmaria ou a briga".
- Ella Wheeler Wilcox em "Os ventos do destino" (1916), tradução de Israel Belo de Azevedo, como citado na Revista Enfoque, n. 63, out/2006


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Leste.