Ján Chryzostom Korec

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ján Chryzostom Korec
Ján Chryzostom Korec
Ján Chryzostom Korec
Wikipédia
Wikimedia Commons

Ján Chryzostom Korec SJ (22 de janeiro de 192424 de outubro de 2015) foi um bispo católico e cardeal eslovaco.



  • Cristãos – desde 1948 tiveram que resistir a uma das maiores perseguições da Igreja sob o regime comunista, até a sua queda em 1989. Os bispos, os sacerdotes e também os leigos foram colocados em cárcere, as ordens religiosas foram suspensas, os seminários diocesanos foram fechados, assim como as organizações e a imprensa católicas. Tratou-se de uma época bárbara, plena de terror.
- Fonte: O Cardeal Korec À Fides: “a Visita Do Papa Nos Dá Maior Motivação Para a Evangelização E O Aprofundamento Da Fé: Disso Temos Tantã Necessidade, Nós E O Mundo Inteiro” – a Oferta Dos Jovens Ao Papa: O Novo Testamento Transcrito a Mão Por Eles. (9 de setembro de 2003)

Sobre[editar]

  • Estou impressionado com um detalhe da história do cardeal Korec. Ele era um cardeal jesuíta, perseguido pelo regime, encarcerado, obrigado a trabalhar duramente até que adoeceu. Quando veio a Roma para o jubileu do ano 2000, foi às catacumbas e acendeu uma vela pelos seus perseguidores, pedindo misericórdia para eles. Esse é o Evangelho! Cresce na vida e na história por meio do amor humilde e paciente.
- Fonte: Papa Francisco, Cardeal eslovaco é exemplo do que é Evangelho, diz papa Francisco (13 de septembro de 2021)