John Rawls

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
John Rawls
John Rawls
John Rawls
John Rawls em outros projetos:

John Bordley Rawls (21 de fevereiro de 1921 - 24 de novembro de 2002) foi um filósofo estadunidense e uma figura importante na filosofia moral e política. Sua obra-prima, A Theory of Justice (1971), foi aclamada na época de sua publicação como "a obra mais importante em filosofia moral desde o fim da Segunda Guerra Mundial", e é agora considerada um dos principais textos em filosofia política.


Uma Teoria da Justiça (1971)[editar]

  • Considero que o conceito de justiça é definido, então, pelo papel dos seus princípios na atribuição de direitos e deveres e na definição da divisão adequada das vantagens sociais. Uma concepção de justiça é uma interpretação deste papel.
-The concept of justice I take to be defined, then, by the role of its principles in assigning rights and duties and in defining the appropriate division of social advantages. A conception of justice is an interpretation of this role.
-Capítulo I, Seção 2, pág. 10
  • Os princípios da justiça são escolhidos por trás de um véu de ignorância.
-The principles of justice are chosen behind a veil of ignorance.
-Capítulo I, Seção 3, pág. 12
  • As desigualdades sociais e econômicas, por exemplo as desigualdades de riqueza e de autoridade, só são justas se resultarem em benefícios compensatórios para todos, e em particular para os membros menos favorecidos da sociedade.
-Social and economic inequalities, for example inequalities of wealth and authority, are just only if they result in compensating benefits for everyone, and in particular for the least advantaged members of society.
-pág. 14
  • A supressão da liberdade sempre será provavelmente irracional.
-The suppression of liberty is always likely to be irrational.
-Capítulo IV, Seção 33, pág. 210