João Ubaldo Ribeiro

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
João Ubaldo Ribeiro
João Ubaldo Ribeiro
João Ubaldo Ribeiro em outros projetos:

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (Ilha de Itaparica, Bahia, 23 de janeiro de 1941 - ) é um escritor brasileiro.


  • Sou realista. Eu não creio mais no futuro da humanidade como espécie. As evidências estão começando a se acumular. Furacão no Brasil, ciclone, esse tempo que está fazendo, o derretimento das calotas polares. A humanidade é uma espécie estúpida que se mata desde as cavernas. Só que, agora, com técnicas mais eficientes. Não acredito na sobrevivência da humanidade, por conseqüência, não acredito na sobrevivência do Brasil.
Fonte: Revista ISTO É, Edição 1930, de outubro de 2006.
  • "Não tenho experiência de suruba. Sou de outra época. Lamentavelmente, nunca fui um surubista. Acho que hoje o sexo murchou. Mas sou suspeito para falar. Estou praticamente aposentado."
- Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 378
  • "Jogar ovos, tomates e tortas na cara de autoridades e pomposos variados é comportamento relativamente comum nas democracias mais consolidadas, com exceção da americana, onde o pessoal prefere dar tiro mesmo".
- Voce Me Mata, Mae Gentil - página 64, João Ubaldo Ribeiro - Editora Nova Fronteira, 2004, ISBN 8520916538, 9788520916537 - 253 páginas
  • "Gastei um poço de petróleo por dente."
- João Ubaldo Ribeiro, escritor, ao término de um longo e caro tratamento dentário.
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente, edição 254 (21/06/2004)

O Albatroz Azul[editar]

  • "Não fossem esses conhecimentos, a iluminação não teria vindo ou, mais provavelmente, viria e não seria notada pois muito daquilo que os desavisados chamam de sobrenatural é na verdade outra das incontáveis faces do natural, não percebida pelos sentidos rudes ou mirrados da grante maioria." Fonte: 1ª edição - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 57.
  • "A previsão é capaz de afetar o evento previsto, de forma que, por ser correta, acaba se tornando falsa, e vice-versa. Se o bom vidente, por exemplo, qualquer que seja a modalidade de sua vidência, diz ao consulente que, se não fizer tal coisa, terá grange prejuízo, o consulente faz essa coisa e, por conseguinte, não tem o prejuízo, desta maneira passando a previsão de certa no início para errada no final, estando certa porque estava errada, e errada porque estava certa." Fonte: 1ª edição - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 61.
  • "Desde cedo, os mais velhos procuram mostrar aos novatos na vida que nada resiste ao poder circunspecto da maré, a qual não faz alarde nem estardalhaço, mas ignora o que lhe esteja à frente e cumpre infalivelmente o seu curso, lição que, se for levada em conta, conduz a uma existência bem menos inquieta do que ela sempre procura ser." Fonte: 1ª edição - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 74.

Mal atribuídas[editar]

  • "Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu 'puxar a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos".
- autoria contesta por João Ubaldo Ribeiro, conforme mencionado em "Caiu na rede: os textos falsos da internet que se tornaram clássicos de Millôr Fernandes, Luis Fernando Verissimo, Arnaldo Jabor, João Ubaldo Ribeiro, Caetano Veloso, Jorge Luis Borges, Carlos Drummond de Andrade, Gabriel García Márquez, e muitos outros", páginas 77-78, Por Cora Rónai, Cora Rónai Fred Leal, Publicado por Ediouro Publicações, 2006, ISBN 852200692X, 9788522006922, 158 páginas