Jalma Jurado

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Jalma Jurado em outros projetos:

Jalma Jurado (Jundiaí, 18 de junho de 1937) é um cirurgião plástico brasileiro. PhD em Medicina pela USP, foi por mais de três décadas professor de cirurgia plástica na Faculdade de Medicina de Jundiaí. É o médico que fez mais cirurgias de adequação genital no Brasil.


  • "Durante minha residência, via transexuais esperando pela cirurgia nas filas de hospitais públicos. Muitas delas esperavam uma vida inteira sem ter solução. Resolvi ajudá-las."
- Fonte: Revista Isto é.
  • "Hermafroditismo psíquico – disforia do gênero ou transexualismo, termo introduzido por [Harry] Benjamin. As gônadas têm histologia normal, mas atrofiam-se pela contínua auto-ingestão de hormônios do sexo oposto. Nesses casos, temos os sete níveis de diferenciação sexual concordantes, excetuando o sexo psíquico, funcional e cerebral. O indivíduo só se identifica com o sexo oposto, não aceitando em nenhuma hipótese manter-se na condição disfórica; não tem absoluta funcionalidade sexual ativa, ereção suficiente, masturbação ausente e repulsa ou desejo de castração do próprio genital, além de busca desesperada por auxílio científico. Seu hipotálamo induz ao comportamento e aparência física do outro sexo."
- Fonte: Classificação dos estados intersexuais. In Revista Jurídica Consulex, ano V, n.º101, 31 de março de 2001.
  • "A cirurgia de adequação cirúrgica do sexo torna-se instrumento indispensável na visão moderna dos fatores que diferenciam o sexo, e instrumento capaz de integrar os pacientes na cidadania e resocializá-los definitivamente.”
- Fonte: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - "Reconhecimento de relacionamento e direitos sociais - transexualidade e mudança de prenome". Citação de texto do parecer médico do Dr. Jalma Jurado.