Inverno

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Inverno é uma das quatro estações do ano nas zonas temperadas, caracterizando-se pelo frio. Tem início com o solstício de Inverno, que ocorre perto de 21 de junho no hemisfério Sul e de 21 de dezembro no hemisfério Norte, e termina com o equinócio de Primavera, que no hemisfério Sul acontece perto de 23 de setembro e no hemisfério Norte cerca de 21 de março. Engloba parte dos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março no hemisfério Norte, e Junho, Julho, Agosto e Setembro no hemisfério Sul.



- Anton Pavlovitch Tchékhov
  • "Para o ignorante, a velhice é o inverno; para o instruído é a estação da colheita."
- Provérbios judaicos
  • "A gargalhada é o sol que varre o inverno do rosto humano."
- Victor Hugo
  • "Março, marçagão, manhã de inverno, tarde de verão." (Portugal)
- Provérbios portugueses
  • "Comer e comer em santa liberdade,/ em meio aos homens de bem, aos amigos,/ em lugar quente quandoé inverno, em lugar fresco quando é verão,/ digam o que quiserem, é um enorme prazer."
- Carlo Porta; Fonte: Revista Caras, Edição 665.
  • "Foi o melhor dos tempos, / foi o pior dos tempos, / foi a idade da sabedoria, / foi a idade da tolice, / foi a época da , / foi a época da incredulidade, / foi a estação da luz, / foi a estação das trevas, / foi a primavera da esperança, / foi o inverno do desespero / tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós."
- It was the best of times it was the worst of times, it was the age of wisdom it was the age of foolishness, it was the epoch of belief it was the epoch of incredulity, it was the season of light it was the season of darkness, it was the spring of hope it was the winter of despair, we had
- Charles Dickens in: A Tale of Two Cities‎ (1859), Book the First, Chapter I.
  • "Falta que Deus mande uns invernos direitinho. Está com Ele; se Ele não mandar chuva, que é que a gente faz?"
- Rachel de Queiroz
  • "É como naquela história da cigarra e do povo, a cigarra passava o verão todo trabalhando, enquanto o povo se divertia. Quando chegou o inverno, a cigarra morreu, o povo comeu toda a comida dela e ainda venceram uma corrida de carro".
- Futurama
- Henry Thoreau
  • "Sabe, minha classe de lealdade era uma lealdade a meu país, não a suas instituições ou seus governantes oficiais. O país é algo real, é o substancial, o eterno; é algo pelo que vigiar e preocupar-se e ao que ser leal. As instituições são estranhas, são meras roupas e as roupas podem ser mudadas, se tornar ásperas, deixar de ser confortáveis, deixar de proteger aos corpos do inverno, a enfermidade ou a morte. Ser leal aos trapos, disparar pelos trapos, venerar aos trapos, morrer pelos trapos, isso é lealdade ao irracional, é puramente animal. Isto pertence à monarquia, foi inventado pela monarquia. Deixa que a monarquia os conserve".
- Mark Twain
- Émile-Auguste Chartier
  • "A primavera tem as cerejeiras da noite. O verão têm as estelas do céu, que iluminam os olhos. O outono tem a lua cheia refletida na água. O inverno tem a neve, que flui na relva. Bastam essas coisas simples para que o saquê seja delicioso. Se, mesmo assim, o gosto do saquê não for bom então quer dizer que há algo de errado dentro de você".
- Samurai X, Seijuurou Hiko


Ver também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Inverno.



Estações do ano:

Inverno - Primavera - Verão - Outono