Guerra do Vietnã

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

A Guerra do Vietnã (também conhecida por outros nomes) foi um conflito no Vietnã, Laos e Camboja de 1 de novembro de 1955, até a queda de Saigon em 30 de abril de 1975. Foi a segunda das Guerras da Indochina e foi oficialmente travada entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul. O Vietnã do Norte foi apoiado pela União Soviética, China e outros aliados comunistas; O Vietnã do Sul foi apoiado pelos Estados Unidos e outros aliados anticomunistas. A guerra é amplamente considerada uma guerra por procuração da era da Guerra Fria. Durou quase 20 anos, com o envolvimento direto dos Estados Unidos da América terminando em 1973. O conflito também se espalhou para os estados vizinhos, exacerbando a Guerra Civil do Laos e a Guerra Civil Cambojana, que terminou com os três países se tornando estados comunistas em 1975.


  • "2.000 anos de inimizade sino-vietnamita e centenas de anos de desconfiança mútua entre chineses e russos foram suspensos quando se uniram contra nós no Vietnã."
- "2,000 years of Chinese-Vietnamese enmity and hundreds of years of Chinese and Russian mutual suspicions were suspended when they united against us in Vietnam."
- Em entrevista ao NYTimes, o política americano Richard Holbrooke disse
- Fonte: The New York Times.
- Autor: Leslie H. Gelb
- Data de publicação: (18 de abril de 1985).

Ver também[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Guerra do Vietnã.