Galileu Galilei

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Galileu Galilei
Galileu Galilei
Galileu Galilei em outros projetos:

Galileu Galilei (Pisa, 15 de Fevereiro de 1564 - Arcetri, 8 de Janeiro de 1642). Físico, Matemático e Astrónomo Italiano.


Atribuídas[editar]

- Mathematics is the alphabet with which God has written the universe.
- Galileu Galilei, como citado no filme "Donald in Mathmagic Land" - Donald no País da Matemágica (1959)
  • "O vinho é composto de humor líquido e luz."
- vino è un composto d' umore e di luce
- Le opere di Galileo Galilei - Volume 12 - Página 300, Galileo Galilei - Società Editrice Fiorentina, 1856
- Lettere scientifiche, ed erudite del conte Lorenzo Magalotti gentiluomo trattenuto, e del consiglio di stato dell'altezza reale del serenissimo granduca di Toscana - página 15, Lorenzo Magalotti, Vincenzo Franceschini, Giovanni Domenico Ferretti, Editora per i Tartini, e Franchi, 1721303 páginas
Question book-3.svg Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.
  • "A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável."
  • "O livro do mundo está escrito em linguagem matemática."
  • "Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos."
  • "Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo."
  • "Eu nunca pude entender, Ilustríssimo Senhor, de onde originou-se o fato de que tudo aquilo que dos meus estudos achei conveniente publicar, para agradar ou servir aos outros, tenha encontrado em muitas pessoas uma certa animosidade em diminuir, defraudar e desprezar aquele pouco valor que, se não pela obra, ao menos pela minha intenção, eu esperava merecer."
  • "Gravem-se os benefícios no bronze e as injúrias no ar."
  • "Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo."
  • "A maior sabedoria que existe é a de conhecer-se alguém a si próprio."
  • "Eppur, si muove!"
- "Contudo, se move!"
- acredita-se que Galileu tenha dito esta frase depois de ser forçado pela Igreja a negar a teoria heliocêntrica.