Galípoli

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

'Galípoli, (Galípolis ou Gallipoli em turco: Gelibolu) é o nome de uma península e de uma cidade no noroeste da Turquia, na parte europeia. O nome deriva do grego Kallipolis, significando "Cidade bonita". A península de Galípoli (Gelibolu Yarimadasi) é banhada pelo Mar Egeu a oeste e pelo estreito de Dardanelos e mar de Mármara a leste. Nesta península teve lugar a célebre campanha de Galípoli durante a Primeira Guerra Mundial.


  • [...]"Esses herois que derramaram seu sangue e perderam suas vidas.. agora vocês jazem no solo de um país amigo. Portanto, descansem em paz. Não há diferenças entre os Johnnies e os Mehmets supultados lado a lado neste nosso país. As senhoras mães que para cá mandaram seus filhos de países distantes, enxuguem suas lágrimas. Seus filhos agora repousam no nosso seio e estão em paz. Ao perder a vida nesta terra, eles se tornaram nosso filhos.."
- Discurso do então fundador-presidente da República da Turquia Mustafa Kemal Ataturk, 19 anos depois da Campanha de Galípoli. SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial, Editora Contexto-2014. ISBN 978-85-7244-815-4, Pag. 193
  • [...]"Um veterano britânico comentou que naquelas "colinas-trincheiras de Galípoli", sua experiência tinha sido "bastante diferente" da Frente Ocidental, pelo fato de que ali, "de um alvorecer a outro, era uma genuína guerra de infantaria", em uma terra de ninguém que, em alguns locais tinha apenas 13 metros de largura. Os dois lados "lutavam o dia inteiro com fuzis e bombas [sic] e, a noite, rastejavam e se esfaqueavam até morte na escuridão".
- Citado inicialmente em Tony Ashworth, Trench Warfare, 1914-1918 (London, Macmillan- 1980)- SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial, Editora Contexto-2014. ISBN 978-85-7244-815-4, Pag. 192
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Galípoli.