Frei Galvão

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Imagem de Frei Galvão da segunda metade do século 19 (autor desconhecido).

Frei Galvão, nascido Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (Guaratinguetá, 1739 — São Paulo, 23 de dezembro de 1822) foi um frade católico brasileiro. Uma das figuras religiosas mais conhecidas do país, Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de maio de 2007, tornando-se o primeiro santo nascido no Brasil. Responsável por fundar o Mosteiro da Luz, criou pílulas supostamente milagrosas, populares até hoje. No geral, é o segundo santo católico brasileiro, já que a ítalo-brasileira Santa Paulina havia sido canonizada em 2002.

Oração[editar]

  • Ó Deus que inspirastes ao Santo Frei Antônio de Sant'Ana Galvão extraordinária caridade com os enfermos, os aflitos e os escravos de sua época no [Brasil], dai-me o vosso espírito de amor para que eu saiba suportar com paciência meus sofrimentos. Intercedei junto a Jesus Cristo, que tanto amaste, e neste momento de dor, (faça o pedido…) não me falte a força e a coragem de suportar a doença; fortalecei meu ânimo onde, passando pelo sofrimento, purifique-me dos meus pecados e também possa ajudar meus irmãos necessitados. Amém. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória)

Sobre[editar]

  • "Frei Galvão merece todas as homenagens e comemorações. O dia 11 de maio constará oficialmente do calendário histórico-cultural brasileiro"
  • "A Igreja sempre considera o dia de festa litúrgica a data em que o santo morre e não quando ele é canonizado"
    • Armênio Rodrigues Nogueira, capelão do Mosteiro da Luz sobre qual data deve ser comemorada pelos fiéis como dia de Frei Galvão [carece de fontes?]

External links[editar]

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Frei Galvão.