François-Xavier Maroy Rusengo

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
François-Xavier Maroy Rusengo
François-Xavier Maroy Rusengo
François-Xavier Maroy Rusengo

François-Xavier Maroy Rusengo (1 de setembro de 1956) é um arcebispo católico congolês.


  • Acreditamos que a reconciliação já não possa limitar-se simplesmente a harmonizar as relações interpessoais. Ela inevitavelmente deve considerar as causas profundas da crise das relações que se põem a nível dos interesses e dos recursos naturais do país, a ser explorados e administrados na transparência e rectidão, em vantagem de todos.
- Fonte: S. E. R. Dom François Xavier MAROY RUSENGO, Arcebispo de Bukavu (REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO) (6 de outubro de 2009)
  • A reconciliação não se pode limitar simplesmente à harmonia das relações interpessoais, mas deve inevitavelmente considerar as causas profundas da crise: os interesses e os recursos naturais do país, que devem ser administrados na transparência, na equidade, para o bem de todos.
- Fonte: Arcebispo congolês abandona sínodo devido a recentes atos de violência em sua diocese (8 de outubro de 2009)
  • Trata-se de uma tentativa de silenciar a Igreja, visto que é uma das poucas instituições que levanta a voz para defender a causa desta população martirizada.
- Fonte: RDC. Dom Rusengo: Igreja de Bukavu vítima de perseguição por grupos armados (18 de outubro de 2021)
  • Uma visão fatalista e parcial do Evangelho leva alguns a ver em tudo o que acontece uma vontade de Deus, ou mesmo um castigo; outros pensam que Deus fará tudo por nós. Não é assim.
- Fonte: RDC: ventos de guerra e insegurança voltam a soprar no país, denuncia arcebispo (28 de junho de 2022)