Mao Tsé-Tung: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
rev
img
Linha 1: Linha 1:
{{Autor
'''[[w:Mao Tsé-Tung|Mao Tsé-Tung]]''' ''(1893-1976). Dirigente revolucinário e pensador chinês. Em 1949, à frente de seu exército revolucionário, Mao Tsé-Tung foi proclamado presidente da nova República Popular da China''.
| Nome = Mao Tsé-Tung
| Foto =
| Wikisource =
| Wikipedia = Mao Tsé-Tung
| Wikicommons = Mao Zedong
| Gutenberg =
| Cervantes =
| DominioPu =
| DomiPubli =
| EbooksG =
| Cor = #c0c0c0
}}
'''[[w:Mao Tsé-Tung|Mao Tsé-Tung]]''' ''([[26 de dezembro]] de [[1893]] - [[9 de setembro]] de [[1976]]). Dirigente revolucinário e pensador chinês. Em 1949, à frente de seu exército revolucionário, Mao Tsé-Tung foi proclamado presidente da nova República Popular da China''.
----
----




*"Não há caminhos retos no mundo."
*"Não há caminhos retos no [[mundo]]."


*"Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apóia."
*"Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apóia."


*"A nossa posição é a do proletariado e das massas populares."
*"A nossa posição é a do [[proletariado]] e das massas populares."


*"O sistema socialista acabará por substituir o sistema capitalista; essa é um lei objetiva, independente da vontade do homem. Por muito que os reacionários tendem impedir o avanço da roda da história, tarde ou cedo a revolução se fará e conquistará inevitavelmente a vitória."
*"O sistema [[socialista]] acabará por substituir o sistema [[capitalista]]; essa é um [[lei]] objetiva, independente da [[vontade]] do [[homem]]. Por muito que os reacionários tendem impedir o avanço da roda da [[história]], tarde ou cedo a [[revolução]] se fará e conquistará inevitavelmente a vitória."


*"Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta."
*"Todo o [[conhecimento]] genuíno tem origem na experiência direta."


*"A revolução não é o convite um convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra."
*"A [[revolução]] não é o convite um convite para um [[jantar]], a composição de uma obra literária, a [[pintura]] de um quadro ou a confecção de um [[bordado]], ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um [[insurreição]], é um ato de [[violência]] pelo qual uma classe derruba a outra."


*"Para fazermos a revolução necessitamos dum partido revolucionário. Sem um partido revolucionário, sem um partido fundado na teoria revolucionária marxista-leninista, é impossível dirigir a classe operária e as grandes massas do povo à vitória sobre o imperialismo e os seus lacaios."
*"Para fazermos a [[revolução]] necessitamos dum [[partido]] revolucionário. Sem um partido revolucionário, sem um partido fundado na teoria revolucionária [[marxista]]-[[leninista]], é impossível dirigir a classe operária e as grandes massas do povo à [[vitória]] sobre o [[imperialismo]] e os seus lacaios."


*"Um partido político que dirige um grande movimento revolucionário não pode conquistar a vitória sem dominar a teoria revolucionária, sem possuir um conhecimento da História e sem compreender profundamente o movimento prático."
*"Um [[partido]] [[político]] que dirige um grande movimento revolucionário não pode conquistar a [[vitória]] sem dominar a [[teoria]] revolucionária, sem possuir um [[conhecimento]] da [[História]] e sem compreender profundamente o movimento prático."

* "Um milhão de mortos na [[guerra]] é apenas uma [[estatística]]. Uma morte na [[família]] é uma [[tragédia]]".


* "Um milhão de mortos na guerra é apenas uma estatística. Uma morte na família é uma tragédia".
*"O inimigo avança, retiramos. O inimigo acampa, provocamos. O inimigo cansa, atacamos. O inimigo se retira, perseguimos."
*"O inimigo avança, retiramos. O inimigo acampa, provocamos. O inimigo cansa, atacamos. O inimigo se retira, perseguimos."


Linha 25: Linha 39:
* [[O Livro Vermelho]]
* [[O Livro Vermelho]]



{{Wikipédia}}
{{commons|Mao Zedong}}


[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]

Revisão das 15h20min de 26 de novembro de 2007

Mao Tsé-Tung
Mao Tsé-Tung em outros projetos:

Mao Tsé-Tung (26 de dezembro de 1893 - 9 de setembro de 1976). Dirigente revolucinário e pensador chinês. Em 1949, à frente de seu exército revolucionário, Mao Tsé-Tung foi proclamado presidente da nova República Popular da China.



  • "Não há caminhos retos no mundo."
  • "Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apóia."
  • "A nossa posição é a do proletariado e das massas populares."
  • "O sistema socialista acabará por substituir o sistema capitalista; essa é um lei objetiva, independente da vontade do homem. Por muito que os reacionários tendem impedir o avanço da roda da história, tarde ou cedo a revolução se fará e conquistará inevitavelmente a vitória."
  • "Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta."
  • "A revolução não é o convite um convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra."
  • "Para fazermos a revolução necessitamos dum partido revolucionário. Sem um partido revolucionário, sem um partido fundado na teoria revolucionária marxista-leninista, é impossível dirigir a classe operária e as grandes massas do povo à vitória sobre o imperialismo e os seus lacaios."
  • "O inimigo avança, retiramos. O inimigo acampa, provocamos. O inimigo cansa, atacamos. O inimigo se retira, perseguimos."

Artigos relacionados