Livro Vermelho, O

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
(Redirecionado de O Livro Vermelho)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mao bibel.jpg

O Livro Vermelho (Quotations from Chairman Mao Zedong ou The Little Red Book (Chinês simplificado: 毛主席语录; pinyin: Máo-zhǔxí yǔlù)) é uma coletânia de citações do comandante Mao Tsé-Tung. Foi organizado por Lin Piao, então Ministro da Defesa de Mao. Inicialmente publicado na China, teve distribuição universal desde abril de 1964.



  • "Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apóia."
  • "A nossa posição é a do proletariado e das massas populares."
  • "O sistema socialista acabará por substituir o sistema capitalista; essa é uma lei objetiva, independente da vontade do homem. Por muito que os reacionários tendem impedir o avanço da roda da história, tarde ou cedo a revolução se fará e conquistará inevitavelmente a vitória."
  • "A revolução não é o convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra."
  • "Para fazermos a revolução necessitamos de um partido revolucionário. Sem um partido revolucionário, sem um partido fundado na teoria revolucionária marxista-leninista, é impossível dirigir a classe operária e as grandes massas do povo à vitória sobre o imperialismo e os seus lacaios."
  • "Um partido político que dirige um grande movimento revolucionário não pode conquistar a vitória sem dominar a teoria revolucionária, sem possuir um conhecimento da História e sem compreender profundamente o movimento prático."


Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Livro Vermelho, O.