Thomas More: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 18: Linha 18:
*"Nada há tão doce na vida como os jovens sonhos de amor".
*"Nada há tão doce na vida como os jovens sonhos de amor".


*Pela sentença o réu era condenado "a ser suspenso pelo pescoço" e cair em terra ainda vivo. Depois seria esquartejado e decapitado. Em atenção à importância do condenado o rei, "por clemência", reduziu a pena a "simples decapitação". Ao tomar conhecimento disto, Tomás comentou: "Não permita Deus que o rei tenha semelhantes clemências com os meus amigos." No momento da execução suplicou aos presentes que orassem pelo monarca e disse que "morria como bom servidor do rei, mas de Deus primeiro."
*Pela sentença o réu era condenado "a ser suspenso pelo pescoço" e cair em terra ainda vivo. Depois seria esquartejado e decapitado. Em atenção à importância do condenado o rei, "por clemência", reduziu a pena a "simples decapitação". Ao tomar conhecimento disto, Tomás comentou: "''Não permita Deus que o rei tenha semelhantes clemências com os meus amigos.''" No momento da execução suplicou aos presentes que orassem pelo monarca e disse que "''morria como bom servidor do rei, mas de Deus primeiro.''"

*De Morus teria dito Erasmo: "É um homem que vive com esmero a verdadeira piedade, sem a menor ponta de superstição. Tem horas fixas em que dirige a Deus suas orações, não com frases feitas, mas nascidas do mais profundo do coração. Quando conversa com os amigos sobre a vida futura, vê-se que fala com sinceridade e com as melhores esperanças. E assim é More também na Corte. Isto, para os que pensam que só há cristãos nos mosteiros."





Revisão das 04h48min de 17 de outubro de 2007

Thomas More
Thomas More
Thomas More
Thomas More em outros projetos:

São Thomas More, por vezes latinizado em Thomas Morus ou aportuguesado em Tomás Moro ( Londres, 7 de Fevereiro de 1478 - Londres, 6 de Julho de 1535) foi por um breve período o Lord Chancellor (alto cargo governativo) da Inglaterra do Rei Henrique VIII e teve uma reputação europeia de um autor humanista.



  • "Nada há tão doce na vida como os jovens sonhos de amor".
  • Pela sentença o réu era condenado "a ser suspenso pelo pescoço" e cair em terra ainda vivo. Depois seria esquartejado e decapitado. Em atenção à importância do condenado o rei, "por clemência", reduziu a pena a "simples decapitação". Ao tomar conhecimento disto, Tomás comentou: "Não permita Deus que o rei tenha semelhantes clemências com os meus amigos." No momento da execução suplicou aos presentes que orassem pelo monarca e disse que "morria como bom servidor do rei, mas de Deus primeiro."
  • De Morus teria dito Erasmo: "É um homem que vive com esmero a verdadeira piedade, sem a menor ponta de superstição. Tem horas fixas em que dirige a Deus suas orações, não com frases feitas, mas nascidas do mais profundo do coração. Quando conversa com os amigos sobre a vida futura, vê-se que fala com sinceridade e com as melhores esperanças. E assim é More também na Corte. Isto, para os que pensam que só há cristãos nos mosteiros."






Humanismo
Petrarca | Gianozzo Manetti | Lorenzo Valla | Marsilio Ficino | Erasmo de Roterdão | François Rabelais | Pico de La Mirandola | Thomas Morus | João Calvino