Discussão:Pica-Pau

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Violação de Copyright?[editar]

Esta página está enorme, e contém diálogos inteiros, ou seja, trechos do roteiro original que certamente é protegido por lei. Seria melhor retirar um pouco e deixar apenas as melhores citações, não? --feen 16h18min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

Os projetos alemão e inglês acreditam que sim.
Refrescando a memória: ano passado houve uma proposta de extinção do wikiquote, por eventuais violações de direitos autorais (não indicação das fontes, por exemplo).
Durante os debates no meta foram colocando-se exemplos de metodologias adotadas em alguns wikiquotes:
  1. no japonês só aceita citações em dominio público (autores e/ou tradutores que já faleceram há mais de 70 anos)
  2. no francês só aceita citações com fontes (nome da obra, editora, página)
  3. no alemão só aceita citações com fontes (nome da obra, editora, página); e restringe número de citações de filmes e seriados (5 citações, em média)
  4. o projeto inglês está em fase de adaptação, inserindo as fontes gradativamente; e criou um grupo de trabalho e adotou o critério alemão para filmes e seriados: veja.
  5. o projeto em português está em fase de adaptação quanto a indicação de fontes (indicando as fontes e marcando as páginas sem fonte indicada).
Talvez seja este o momento de pensarmos mais a sério na proposta alemã/inglesa, de restringir o número de citações de filmes, seriados e equivalentes.
--Chico 23h56min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)
Concordo, Chico. É muito importante discutir sobre a quantidade. Temos roteiros praticamente na íntegra aqui no Wikiquote. --feen 00h17min de 4 de fevereiro de 2009 (UTC)
Concordo. Wikiquote não serve pra colocar o roteiro de cada episódio. Já vim pra essa discussão pra sugerir a remoção do texto desorganizado quando vi que isso já havia sido sugerido.‴ Teles «Talk ˱M @ C S˲» 21h19min de 8 de Outubro de 2012 (UTC)
Por mim implementa-se o critério alemão. Temos muitos artigos sobre filmes e seriados desorganizados, com falas "atiradas", como este, com o qual me deparei hoje. Esses artigos geralmente não apresentam fonte alguma, não sendo possível saber se aquelas falas são reais. Defender (talk) 14h01min de 18 de Outubro de 2012 (UTC)