Discussão:Diogo Mainardi

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

As frases NÃO consistem violação de direito de autor, pelos seguintes motivos:

  1. Fui EU quem as compilei - a lista não existia antes, e a fiz para ilustrar o artigo da Wikipedia que fiz sobre o referido articulista
  2. Ao contrário do que escreveu o anônimo que fez esta página na wikiquote, as frases NÃO FORAM retiradas da Revista Veja. Foram selecionadas de diversos sites de ENTREVISTAS com Diogo Mainardi. Fui lendo as entrevistas, e pinçando as frases. Não há uma lista de citações pré-compiladas de Diogo Mainardi que eu tenha copiado
  3. Mesmo que as frases estivessem presentes em artigos que o articulista escreveu para a Veja, a utilização de frases esparsas de sites (ou revistas, ou livros) não constituem violação de direito de autor (senão, a wikiquote nem existiria, pra começar). Violação seria copiar um texto inteiro (ou grande parte dele) pra colocar aqui. Definitivamente, não é o caso.

Se alguém quiser falar comigo, mande mensagem para mim na wikipedia, nome de usuário: "andre_v " . Grato, Andrev 01:32, 20 Jan 2005 (UTC)

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Diogo_Mainardi&oldid=174451


Deveras, Andrev está com a razão. Não existe violação de direito autoral pelo uso de frases esparsas, ainda que retiradas de artigos de jornais ou revistas. Já que citaram a revista VEJA, eis o exemplo: a seção "Veja Essa", da própria revista, não existiria se este fosse o caso. Também não entendi o comentário que Chico colocou no lugar do artigo antes. Como é possível um "artigo escrito por você mesmo" em um site de citações?? Se eu mesmo escrevi, não é citação! Redux 12:52, 25 Jan 2005 (UTC)

a preocupação com o direito autoral também está expresso no Wikiquote INGLÊS en:Wikiquote:Public_domain_resource
observe-se que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação.
antes de copiar de outras fontes é necessário certificar-se que estas fontes estão em domínio público. E a Revista Veja faz parte de um empreendimento comercial, e logo em suas primeiras páginas tem as ressalvas que toda cópia somente é permitida com autorização. Então não é permitido copiar literalmente um texto já pronto, do mesmo jeitinho que foi escrito para a revista.
mas nos é permitido selecionar algumas frases e dar nossa própria conotação artística.
e o que seria essa conotação artístistica? É, a partir de seleção de frases soltas criar algo novo. Algo como assim: selecionar frases de vários artigos de um mesmo colunista da revista, e preparar uma coletânea lógica para darmos idéia de como é seu entendimento sobre determinado assunto. De outro lado não é permitido simplesmente copiar um artigo inteiro do mesmo, simplesmente por copiar; temos que dar nossa conotação artística.
--Chico 14:20, 27 Jan 2005 (UTC)


É, a partir de seleção de frases soltas criar algo novo. Algo como assim: selecionar frases de vários artigos de um mesmo colunista da revista, e preparar uma coletânea lógica para darmos idéia de como é seu entendimento sobre determinado assunto.
Ora, foi EXATAMENTE ISSO QUE EU FIZ!!!!!!! >:-(
Com um detalhe: as frases sequer foram selecionadas da revista, mas sim de entrevistas que Diogo deu a diversos sites / órgãos de imprensa. Francamente...
Andrev 21:52, 19 Jun 2005 (UTC)