Dietrich Bonhoeffer
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Dietrich Bonhoeffer |
---|
![]() |
Dietrich Bonhoeffer em outros projetos: |
Dietrich Bonhoeffer (Breslau, 4 de fevereiro de 1906 – Berlim, 9 de abril de 1945) foi um teólogo, pastor luterano, membro da resistência anti-nazista alemã e membro fundador da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica contrária à política nazista.
Bonhoeffer envolveu-se na trama da Abwehr para assassinar Hitler. Em março de 1943 foi preso e acabou sendo enforcado, pouco tempo antes do próprio Hitler cometer suicídio.
- "Creio que nem mesmo nossas faltas e erros são em vão e que para Deus não será mais difícil arranjar-se com eles do que arranjar-se com nossas supostas obras boas."
- "Creio que Deus de tudo, mesmo do mal, pode e quer fazer surgir o que é bom. Para isso Ele precisa de homens que façam o melhor uso de todas as coisas."
- "Creio que Deus não é um mero fato independente de todos os tempos, mas que ele espera por oração sinceras e ações responsáveis e as responde."
- "Não somos Cristo, mas se quisermos ser cristãos, tal importaria que participássemos da amplitude do coração de Cristo em ação responsável, que em liberdade apanha a hora exata e enfrenta o perigo e se dispõe a um comparecer autêntico, que não é ditado pelo medo, mas brota do amor libertador e redentor de Cristo para com todos os que sofrem."
- "Pior que fazer o mal é o ser mal."
- "O teste de moralidade de uma sociedade é o que ela faz com suas crianças."
- "É a natureza, e a vantagem, das pessoas fortes levantarem as questões cruciais e formar uma opinião clara sobre elas. Os fracos sempre têm que decidir entre alternativas que não são suas."
- "Se você tomar o trem errado, de nada adiantará andar pelo corredor no sentido contrário."