Contabilidade

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Simbolo ciencias.svg

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.



  • Uma única inovação ocorrida no século XV teve enorme influência para o progresso, a inclusão social e a redução da pobreza. Foi a invenção do conceito de capital social pelo frei Luca Paccioli, o criador da contabilidade. Esse conceito perdura até hoje em todos os contratos sociais e balanços das empresas brasileiras.
- Stephen Kanitz no artigo "O capital social"; Revista Veja, Edição 1951 . 12 de abril de 2006
  • "Os homens, em sua maioria, aprenderam a ler para satisfazer a uma mesquinha conveniência, assim como aprenderam a calcular a fim de organizarem sua contabilidade e não serem enganados no comércio, mas sabem pouco ou nada a respeito da leitura como um nobre exercício intelectual. Contudo, num sentido elevado, a leitura é exatamente isso, não o que nos acalenta como um luxo e faz adormecer nossos mais nobres sentidos, mas o que nos coloca em alerta e a que dedicamos nossas horas mais intensas."
- Henry Thoreau; Fonte: "Leituras", extraído de "Walden"
  • Duas coisas só me deu o Destino: uns livros de contabilidade e o dom de sonhar.
- Fernando Pessoa; "Autobiografia sem Factos". Assírio & Alvim, Lisboa, 2006, p. 171
- “Estou farto do lirismo comedido, do lirismo bem comportado. Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente: protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário: o cunho vernáculo de um vocábulo. Abaixo os puristas. Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais. Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção. Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis. Estou farto deste lirismo namorador. Político. Raquítico. Sifilítico. De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo. De resto não é lirismo. Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante. exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.Quero antes o lirismo dos loucos. O lirismo dos bêbedos. O lirismo difícil e pungentes dos bêbedos. O lirismo dos clowns de Shakespeare. Não quero mais saber do lirismo que não é libertação”.
- "50 [Cinquenta] poemas escolhidos pelo autor" - página 17, Manuel Bandeira - Ministério da Educação e Cultura, Serviço de Documentação, 1955 - 86 páginas
Wikipedia-logo.png
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Contabilidade.
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: contabilidade