Cândido Rondon

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cândido Rondon
Cândido Rondon
Cândido Mariano da Silva Rondon em outros projetos:

Cândido Mariano da Silva Rondon (5 de maio de 1865 - 19 de janeiro de 1958). Rondon nasceu na cidade de Mimoso (naquele período esta cidade pertencia a Comarca de Barão de Melgasso) no Estado de Mato Grosso. Seu pai era descendente de portugueses, sua mãe era descendente de indios Bororós. No ano de 1956 Rondon recebeu uma grande homenagem, foi dado ao Território do Guaporé o seu nome, que hoje é denominado Estado de Rondônia.



  • "Morrer se necessário for! Matar nunca!"
- Lema do Marechal Rondon; citado em "Rondon conta sua vida"; Por Cândido Mariano da Silva Rondon, Esther de Viveiros; Publicado por Livraria São José, 1958; Original da Universidade do Texas; Digitalizado em 11 jun. 2008; 638 páginas, página 226

Sobre[editar]

  • "[Rondon, em 1949,] ponderava que tôda cultura, quaisquer que sejam os seus valores básicos, constitui uma forma legítima de se realizar e exprimir a natureza humana e que, ao contrário do que antes admitira, o abandôno de uma cultura tribal e a passagem para o estado de civilização, em vez de constituir um "progresso", representa uma forma de depauperamento, o sacrifício de um modo mais genuíno de ser homem."
- Egon Schaden, O problema indígena (1960)

Ver também[editar]